Resíduos de agrotóxicos proveniente de cultivos de hortaliças: uma perspectiva ambiental
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2022.002.0005Palavras-chave:
Agrotóxicos, Contaminação, Cultivo, Hortaliças, ResíduosResumo
A utilização excessiva de agrotóxicos em plantações tornou-se um fator preocupante para os órgãos fiscalizadores no Brasil, o país é hoje o maior consumidor desse produto, levando em consideração que a economia nacional se sustenta potencialmente pela agricultura. O presente estudo buscou identificar os principais agrotóxicos utilizados no Brasil e os agraves provocados na saúde humana e meio ambiente. Por meio de uma revisão integrativa de diversas pesquisas, foram abordados os resultados encontrados de acordo com os descritores: agrotóxicos em hortaliças; resíduos de agrotóxicos; química dos agrotóxicos. Verificou-se que a desinformação sobre os efeitos negativos dos agrotóxicos por parte dos produtores contribui com os efeitos provocados pela utilização indiscriminada desses produtos. Outro ponto enfatizado foi a capacidade de propagação em solos e água, podendo alterar propriedades físicas e químicas desses meios. Considerando os resultados encontrados, foram enfatizados os riscos ocasionados pelos resíduos de agrotóxicos no meio ambiente e saúde humana, indicando medidas preventivas a serem utilizadas pelos órgãos fiscalizadores e tornando-o a necessidade de pesquisas posteriores para minimização dos problemas acerca da utilização indiscriminada de agrotóxicos, objetivando a mitigação desses problemas, tais quais: orientação dos produtores rurais, monitoramento da qualidade de solos e água e o investimento em estratégias metodológicas sobre áreas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Engineering Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.