A teoria da evolução biológica no ensino de biologia em produções científicas nacionais
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2022.001.0008Palavras-chave:
Evolução Biológica, Ensino de Biologia, Produções CientíficasResumo
Considerando a importância dos conteúdos relacionados a origem da vida e evolução no ensino de ciências e biologia na educação básica, bem como, o crescente número de produções cientificas envolvendo a temática, o presente trabalho teve como objetivo analisar o estado da arte dos trabalhos publicados no congresso nacional de educação (CONEDU) sobre o ensino de evolução biológica no contexto educacional. Para isso, buscou-se nas páginas dos anais do evento todas as ocorrências possíveis para a temática evolução biológica. As sete edições do CODENU (2014 - 2020) foram investigadas por completo na busca dos trabalhos para análise. Para a seleção dos artigos utilizou-se dos seguintes critérios: conter expressamente no título e/ou nas palavras-chave do trabalho a expressão ‘evolução biológica’ em conjunto com os termos ‘ensino de biologia’ e ‘ensino de ciências’. Posteriormente, foi realizada uma leitura e exploração criteriosa dos materiais selecionados, favorecendo a categorização, inferências, tratamento e interpretações dos dados produzidos. Diante dos resultados obtidos, almeja-se que os estudos desenvolvidos pelos autores, aqui divulgados e discutidos, subsidiem a proposição de outros materiais didáticos, abordagens de ensino, sequências de atividades, visando proporcionar aprofundamentos e aplicações com resultados significativos dentro das diversas áreas das ciências biológicas associadas a evolução.
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