A teoria da evolução biológica no ensino de biologia em produções científicas nacionais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2022.001.0008

Palabras clave:

Evolução Biológica, Ensino de Biologia, Produções Científicas

Resumen

Considerando a importância dos conteúdos relacionados a origem da vida e evolução no ensino de ciências e biologia na educação básica, bem como, o crescente número de produções cientificas envolvendo a temática, o presente trabalho teve como objetivo analisar o estado da arte dos trabalhos publicados no congresso nacional de educação (CONEDU) sobre o ensino de evolução biológica no contexto educacional. Para isso, buscou-se nas páginas dos anais do evento todas as ocorrências possíveis para a temática evolução biológica. As sete edições do CODENU (2014 - 2020) foram investigadas por completo na busca dos trabalhos para análise. Para a seleção dos artigos utilizou-se dos seguintes critérios: conter expressamente no título e/ou nas palavras-chave do trabalho a expressão ‘evolução biológica’ em conjunto com os termos ‘ensino de biologia’ e ‘ensino de ciências’. Posteriormente, foi realizada uma leitura e exploração criteriosa dos materiais selecionados, favorecendo a categorização, inferências, tratamento e interpretações dos dados produzidos. Diante dos resultados obtidos, almeja-se que os estudos desenvolvidos pelos autores, aqui divulgados e discutidos, subsidiem a proposição de outros materiais didáticos, abordagens de ensino, sequências de atividades, visando proporcionar aprofundamentos e aplicações com resultados significativos dentro das diversas áreas das ciências biológicas associadas a evolução.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Clécio Danilo Dias da Silva, Universidade Federal do Rio grande do Norte

Doutorando em Sistemática e Evolução pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2018). Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN (2017). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN (2019). Especialista em Tecnologias e Educação a Distância pela Faculdade São Luís - FSL (2020). Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Facex - UNIFACEX (2015). É revisor dos periódicos Hólos; Revista Eletrônica Cientifica Ensino Interdisciplinar; Carpe Diem e Retratos da Escola. Tem vasta experiência em Zoologia de Invertebrados, Ecologia aplicada; Educação em Ciências e Educação Ambiental. Áreas de interesse: Fauna Edáfica; Taxonomia e Ecologia de Collembola; Ensino de Biodiversidade e Educação para Sustentabilidade. 

Daniele Bezerra dos Santos, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura (2005), Mestrado em Bioecologia Aquática pela UFRN (2007) e Doutorado em Psicobiologia - UFRN (2013). Coordenou o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Universitário UNIFACEX - janeiro/2012 a dezembro/2017; atuou como Coordenadora Institucional do Pibid/UNIFACEX/CAPES (projeto PIBID UNIFACEX - Edital n. 61/2013), no período de março/2014 a março/2018; Coordenadora do cursos de Pós-Graduação Lato sensu em Microbiologia e Parasitologia do Centro Universitário Facex - UNIFACEX (no período de janeiro/2013 a julho/2018) e Meio Ambiente e Gestão de Recursos Naturais (fevereiro/2011-dezembro/2013). Professora dos Cursos de Ciências Biológicas, Pedagogia, Enfermagem, Nutrição, Farmácia e Fisioterapia. Atuou como Coordenadora de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário UNIFACEX - CPE/UNIFACEX até julho/2018. Atualmente, é professora do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - IFRN, Campus Pau dos Ferros, ministrando na Educação Profissional (Biologia I, Biologia II, Biologia Aplicada a Alimentos), no Ensino Superior, no curso de Licenciatura em Química, as disciplinas de Biologia para o Ensino de Ciências, Didática e Estágio Supervisionado III (Ensino em Ciências), na Pós-Graduação Lato sensu Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do IFRN (Educação e Meio Ambiente, Metodologia da Pesquisa), atua como docente permanente do Mestrado em Ensino PPGE - UERN/IFRN/UFERSA), Campus Pau dos Ferros. 

Publicado

2022-05-18