Pandemia e ensino remoto emergencial: os desafios vivenciados pelos professores em uma Escola Pública de Macaíba/RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2021.002.0003

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Pandemia;, Covid-19, Ensino-aprendizagem, Ensino híbrido

Resumo

A partir do impacto da pandemia causada pela Covid-19, a educação no Brasil teve de se adaptar ao isolamento social e a metodologias de ensino remoto emergencial e o ensino híbrido. Diante deste atual cenário vivido pelos professores e alunos de todo o Brasil é que essa pesquisa se tornará de suma importância. Esse artigo teve como objetivo principal investigar como os professores da Escola Municipal Manoel Duarte Filho enfrentaram o atual cenário pandêmico no ensino remoto. Investigamos os desafios encontrados pelos docentes frente à escassez de recursos digitais e financeiros, na zona rural de um município do Rio Grande do Norte, Região Nordeste do Brasil. A pesquisa foi mediada pelo Google Forms, com perguntas que visam mapear a dificuldade do ensino remoto, no cenário pandêmico, nesta escola de zona rural. Contamos com a participação de 21 professores que se dispuseram a responder questões que ao longo da discussão serão evidenciadas. O presente artigo mostra a importância do professor se manter atualizado frente às tecnologias, manter uma formação continuada e a democratização da internet em todo o mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Menino de Macêdo Júnior, Centro Universitário Natalense

Bacharelado em Farmácia pelo Centro Universitário Natalense - UNICEUNA (2020).Com experiência em Epidemiologia e Saúde Pública e microbiologia, atuando em trabalhos de pesquisa como: Perfis Epidemiológicos da Saúde Pública, surtos, epidemias e pandemias, ocasionadas por microrganismos. Discente no curso de Letras - Língua Portuguesa, na UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - RN. Com experiência em Metodologia Científica. 

Clécio Danilo Dias da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Sistemática e Evolução pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2018). Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN (2017). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN (2019). Especialista em Tecnologias e Educação a Distância pela Faculdade São Luís - FSL (2020). Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Facex - UNIFACEX (2015). É revisor dos periódicos Hólos; Revista Eletrônica Cientifica Ensino Interdisciplinar; Carpe Diem e Retratos da Escola. Tem vasta experiência em Zoologia de Invertebrados, Ecologia aplicada; Educação em Ciências e Educação Ambiental. Áreas de interesse: Fauna Edáfica; Taxonomia e Ecologia de Collembola; Ensino de Biodiversidade e Educação para Sustentabilidade.

Jhuliete Duarte da Silva, Faculdade Venda Nova do Imigrante

Farmacêutica, experiência como coordenadora de Farmácia do HR Seridó (referência em atendimento a pacientes COVID-19 clínica e intensivo, em urgência e emergência e cirurgias eletivas), plantonista como farmacêutica bioquímica e hospitalar na Unidade de Pronto Atendimento no Município de Macaíba, experiência como RT de Distribuidora de medicamentos médico hospitalar, graduanda em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica, pós graduanda em Docência do Ensino Superior e Saúde Estética, formação em enfermagem com mais de 10 anos de experiência em atendimento ao cliente e gestão de equipes, atendimento em farmácia magistral, hospitalar, comunitária e em distribuidora de medicamentos. Cursando pós graduação em Farmácia Oncológica Hospitalar e Análises Clínicas.

Rafael Araújo da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: criança, infância, educação, democracia, e direitos humanos no âmbito educacional. 

Rodrigo de Loyola Dias, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Possui curso técnico em Informática Industrial pelo CEFET-MG (1996), graduação em Ciências Biológicas pela UFMG (2002) e mestrado em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA, 2007). Trabalhou no IBAMA e ICMBio de 2002 a 2011 como Analista Ambiental, tendo trabalhado no Parque Nacional do Pico da Neblina (7 anos) e Centro de Primatas Brasileiros (2 anos). Dá aulas particulares de matemática, física, química, biologia, português e inglês, como autônomo. Tem experiência na área de zoologia, ecologia, evolução e estatística, e na área de Informática, com bancos de dados, desenvolvimento de gráficos, mapas, programas de computador e websites (Delphi, C++, Javascript, PHP e R).

Downloads

Publicado

2021-07-15

Edição

Seção

Práticas, Didática e Metodologias do Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)