Educação para o trânsito sob a égide da cidadania no ambiente escolar

Autores/as

  • Alana Danielly Vasconcelos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2318-3047.2013.001.0001

Palabras clave:

Educação, Trânsito, Âmbito Escolar, Interdisciplinaridade, Cidadania

Resumen

Este estudo tem como objetivo apresentar a importância da educação para o trânsito nas escolas através da reflexão sobre os possíveis caminhos que enfatizam essa importância. Pois, diante dos problemas conflituosos em nossa sociedade, se faz necessário uma reflexão no comportamento, para que as gerações futuras não cometam os mesmos erros da geração atual. Falar de educação para o trânsito não é só citar leis e regras, mas também é falar de uma educação na qual se aprende valores que tornem uma sociedade harmônica, sustentável e, sobretudo, é um exercício da democracia e da cidadania no espaço público. Assim, pretende-se explanar o tema educação para o transito numa abordagem transversal, objetivando favorecer momentos de análise e de reflexões sobre a realidade, compreendendo o quanto é importante, na práxis educativa, uma relação entre aprender sobre a realidade e aprender a partir da realidade.

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Biografía del autor/a

Alana Danielly Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Sergipe (2011).Mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe. Pós- Graduanda em Gestão, Educação e Segurança em Trânsito e Transportes pela Universidade Tiradentes. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental em Sergipe (GEPEASE) e do Grupo de Pesquisa Seminalis - Grupo de Pesquisa em Tecnologias Intelectuais, Mídias e Educação Contemporânea (UFS/CNPq), atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, educação de trânsito, educação, meio ambiente e tics. Ocupou o cargo de Assessora Técnica do Programa UFS Ambiental pela Portaria de número 2101 de 21 de agosto de 2012.

Publicado

2013-09-01

Número

Sección

Políticas Públicas na Educação