Educação inclusiva como estratégias de transferência de tecnologia da inovação no Cerrado

Autores/as

  • Amanda da Silva Sá Teles Universidade Católica do Salvador
  • Francisco Rubens Feitosa Júnior Universidade Federal do Sul da Bahia https://orcid.org/0000-0001-7793-2138
  • Prudente Pereira de Almeida Neto Universidade Federal do Oeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2022.002.0010

Palabras clave:

Inovação, Extrativismo, Cerrado, Bahia, Economia

Resumen

A mudança de paradigmática que promove ações educacionais progressistas devem ser adaptadas para cada realidade local. Por isso, a relevância e necessidade da educação inclusiva na promoção de transferência de tecnologia da inovação no Cerrado. Dessa forma, a transferência de tecnologia para inovação pode ser eficaz para disseminação de nossas atividades e produtos extrativista no Cerrado brasileiro, sendo uma alternativa que necessita do empreendedorismo para qualificar extrativistas e empresários. Desse forma o presente estudo buscar entender a  transferência de tecnologia da inovação no Cerrado e sua dinâmica com extrativismo por meio da educação inclusiva principalmente difundida pelas Universidades sendo uma revisão sistemática envolveu três processos fundamentais, primeira a busca nas plataformas Scielo, Web of Science, Google Acadêmico de publicações entre 2012 a 2022, considerando os seguintes descritores: transferência de tecnologia; inovação no Cerrado; extrativismo; politicas da inovação tecnológica; educação inclusiva tecnologia; incubadoras; patentes.  Após foi selecionado primeiramente 45 artigos e destes 15 para análise. A análise considerou a temática norteadora do estudo. Esperar com isso contribuir com a disfunção do conhecimento sobre o extrativismo e deixar em evidencias as estratégias de transferência de tecnologia da inovação no Cerrado. No entanto ressaltar-se que as mulheres têm menor acesso a cargos, informações e destaque na sociedade como já foi demonstrado em estudos pioneiros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amanda da Silva Sá Teles, Universidade Católica do Salvador

Mestranda em PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERENCIA DE TECNOLOGIA PARA INOVAÇÃO – PROFINIT (2023-Atual) pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (2023 -atual) pelo Instituto Federal da Bahia ( IFBA); Gestão de Tecnologia da Informação (Faculdade Única de Ipatinga, 2020 – 2020); especialista em Gestão Pública (UNEB, 2011 – 2013); e em Finanças Corporativas (Universidade Salvador, 2005 – 2008);Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL)

Francisco Rubens Feitosa Júnior, Universidade Federal do Sul da Bahia

Possui bacharelado em Ciências Exatas e Tecnologia, mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB e doutorando em Biossistemas pela Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB. Trabalha com conservação de florestas nativas, Influência de leguminosas no controle de fitonematóides, estoque de carbono, e mudanças climáticas.

Prudente Pereira de Almeida Neto, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Prof. Associado I da recém criada Universidade Federal do Oeste da Bahia. Ocupou o Cargo de Direção do Centro das Humanidades da Universidade Federal do Oeste da Bahia no período compreendido em 28/02/2014 a 30/04/2019. 

Publicado

2023-01-09

Artículos más leídos del mismo autor/a