A aprendizagem na educação infantil através do lúdico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2021.001.0005

Palavras-chave:

Brinquedoteca, Ensino infantil, Atividades Lúdicas, Ensino e Aprendizagem, Jogos

Resumo

O presente trabalho analisar a importância do lúdico na educação infantil e sua importância no processo de ensino e aprendizagem.  A pesquisa retrata o lúdico e a caracterização do docente, por meio da perspectiva educacional, trazendo conceitos sobre seu papel sob a visão de diferentes autores. Para isso utilizou-se a abordagem qualitativa descritiva, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Concluir-se que é preciso que o docente permita que através de jogos e brincadeira as crianças demonstre suas necessidades e habilidades, e aprendam os mais diversos aspectos do conhecimento, em uma atividade espontânea e imaginaria, enfatizando que jogos e brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento da criança. Neste contexto ressalta-se que o ensino é construído pela criança e o docente que cria situações que gera confiança para que a criança construa seu próprio conhecimento. Assim, a criança aprende enquanto brinca e ocorre à descoberta de si mesmo e do outro, além de desenvolver e construir sua realidade, tanto pessoal quanto social, por meio das brincadeiras, registrando sua capacidade social com o auxílio principalmente do docente. Portanto, é preciso que na brincadeira as crianças recriam e estabilizam aquilo que sabem sobre os mais diversos aspectos do conhecimento, porque o brincar é importante e influência o seu desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francenilde da Silva Feitosa, Universidade Norte do Paraná

É graduada em Licenciatura em Pedagogia (2012) e Matemática pela Universidade Norte do Paraná (2016). É especialista em Gestão Educacional (2012) e em Gestão da educação (2015). Atua como Diretora Escolar no Município de Barra- Bahia, e desenvolve pesquisa sobre a Gestão estratégica através de indicadores de desempenho como alternativa de avaliação da sustentabilidade ambiental em ensino, pesquisa e extensão em Instituições publicas e privadas.

Neidiara da Silva Feitosa, Universidade Norte do Paraná

Possui graduação em Gestão Financeira, Gestão de Recurso Humanos e Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná. Especialista em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas na área de Ciências Sociais, Negócios, e Direito; e na área de Educação é especialista em Psicopedagogia Institucional. Tem experiência na área de docência como Tutora de Sala no curso de Pedagogia e Coordenadora Pedagógica da Universidade Norte do Paraná. Trabalha com a temática da Importância do Ensino da Geografia em Instituições Publicas e Privadas de Ensino Fundamental e Superior como pratica de aprendizagem, desenvolvimento e sustentabilidade ambiental.

Francisco Rubens Feitosa Júnior, Universidade Federal do Sul da Bahia

Possui bacharelado em Ciências Exatas e Tecnologia, mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB e doutorando em Biossistemas pela Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB. Trabalha com conservação de florestas nativas, estoque de carbono, e mudanças climáticas. 

Downloads

Publicado

2021-02-01

Edição

Seção

Pedagogia (Educação Criança e Adolescente)