A importância da prática de leituras para o desenvolvimento do senso crítico na sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2021.001.0006

Palavras-chave:

Escola, Leitura, Leitores, Ler, Senso Crítico

Resumo

O presente artigo destaca a importância da leitura significativa no cotidiano da sala de aula. O objetivo do trabalho é refletir sobre as habilidades relacionadas à leitura como: compreensão, reflexão, e interpretação. Através de métodos novos no ensino e aprendizagem, almeja-se conhecer principalmente o processo de alfabetização, desenvolvendo um diálogo entres vários autores, a fim de contribuir para a melhoria dos índices de qualidade da alfabetização, sugerindo um novo pensamento crítico sobre as abordagens de ensino. Por meio da metodologia qualitativa, com a utilização de observações e revisão bibliográfica, buscou-se a compreensão entre os diferentes autores que incentivam a pratica da leitura e a preparação de leitores críticos. Ao longo desde estudo, foi possível identificar grandes contribuições para a formação de uma cultura que valoriza a leitura entre seus membros, além da valorização da aquisição de linguagens literárias, artísticas e históricas, a partir da compreensão do seu papel enquanto sujeito histórico. Concluir-se que o hábito de leitura tem se perdido não apenas nas escolas, e torna-se necessário que o professor compreenda os diferentes métodos e abordagem pedagógicas para atingir o objetivo de proporcionar aprendizagens significativas para os educandos, através de transformações de conceitos e necessidades que limitem o aprendizado, buscado dessa maneira, o avanço do conhecimento científico sobre o desenvolvimento da leitura na educação e na prática cotidiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neidiara da Silva Feitosa, Universidade Norte do Paraná

Possui graduação em Gestão Financeira, Gestão de Recurso Humanos e Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná. Especialista em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas na área de Ciências Sociais, Negócios, e Direito; e na área de Educação é especialista em Psicopedagogia Institucional. Tem experiência na área de docência como Tutora de Sala no curso de Pedagogia e Coordenadora Pedagógica da Universidade Norte do Paraná. Trabalha com a temática da Importância do Ensino da Geografia em Instituições Publicas e Privadas de Ensino Fundamental e Superior como pratica de aprendizagem, desenvolvimento e sustentabilidade ambiental.

Francenilde da Silva Feitosa, Universidade Norte do Paraná

É graduada em Licenciatura em Pedagogia (2012) e Matemática pela Universidade Norte do Paraná (2016). É especialista em Gestão Educacional (2012) e em Gestão da educação (2015). Atua como Diretora Escolar no Município de Barra- Bahia, e desenvolve pesquisa sobre a Gestão estratégica através de indicadores de desempenho como alternativa de avaliação da sustentabilidade ambiental em ensino, pesquisa e extensão em Instituições publicas e privadas.

Francisco Rubens Feitosa Júnior, Universidade Federal do Sul da Bahia

Possui bacharelado em Ciências Exatas e Tecnologia, mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB e doutorando em Biossistemas pela Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB. Trabalha com conservação de florestas nativas, estoque de carbono, e mudanças climáticas. 

Downloads

Publicado

2021-02-01

Edição

Seção

Práticas, Didática e Metodologias do Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)