Balanced Scorecard em instituições de ensino: aplicação em um instituto federal de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.003.0010Palavras-chave:
Avaliação de Desempenho, Balanced Scorecard, Instituições de EnsinoResumo
Planejamento e gestão estratégica estão cada vez mais presentes no cotidiano das organizações públicas, baseados principalmente em experiências do setor privado. Neste sentido, a instituição objeto deste estudo tornou público, em 30 de dezembro de 2014, a primeira edição do seu planejamento estratégico, o Planejamento Estratégico 2013-2017. No entanto, no planejamento não estavam previstos mecanismos para avaliar o desempenho da instituição. Assim, o objetivo deste trabalho é aplicar a ferramenta de avaliação de desempenho Balanced Scorecard (BSC) em um Instituto Federal localizado no estado de Santa Catarina. Este estudo é uma pesquisa-ação com objetivo descritivo, no qual a definição do portfólio bibliográfico ocorreu com a utilização da metodologia Proknow-C, bem como foram utilizados livros e outros artigos relacionados ao tema. Partindo dos objetivos estratégicos pré-elaborados no planejamento estratégico da instituição e após entrevistas com os gestores, elaborou-se o painel de desempenho do BSC que dará subsídio para os gestores acompanharem a realização dos objetivos estratégicos em relação às metas propostas. Por meio do estudo, observou-se que o BSC pode ser considerado como uma promissora ferramenta para a avaliação de desempenho de instituições de ensino e constatou-se que dos sete objetivos estratégicos analisados, apenas o objetivo estratégico “criar manuais e fluxos de trabalho no IFC” não havia atingido 50% da meta, que é implantar até o final de 2017.
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