Avaliação de desempenho de fundos de investimentos com o uso da metodologia multicritério de apoio à decisão: construtivista (MCDA-C)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.003.0024

Palavras-chave:

Avaliação de Desempenho, MCDA-C;, Fundos de investimentos, Fundos de Pensão, Processo Decisório

Resumo

O Processo de decisão da aplicação de recursos em fundos de investimentos das Entidades Fechadas de Previdência Complementar brasileiras pode ser considerado uma tarefa complexa dada as necessidades dos atores envolvidos e dos critérios necessários para fundamentar esta decisão. O presente trabalho consiste em construir um modelo para avaliar fundos de investimentos, que possa permitir comparar o atual processo de seleção e gestão de fundos de investimentos em uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC). Este modelo permite justificar, como um processo estruturado, o processo decisório, auxiliando o gestor neste processo complexo e permitindo demonstrar às partes interessadas os critérios utilizados de maneira objetiva. Trata-se de um estudo de caso, caracterizado como exploratório de natureza prática. Com uma abordagem quali-quantitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com o Gerente de Investimentos responsável pela análise e seleção de fundos de investimentos, além de ter-se utilizado análise documental. Foi utilizado como instrumento de intervenção a metodologia MCDA-C. Esta metodologia permitiu identificar, organizar, mensurar e integrar os critérios e permite ao gerente visualizar o perfil e desempenho dos fundos de investimentos objeto de análise e acompanhamento, baseado nos critérios por ele identificado como relevantes neste processo. Por fim, aplica-se a metodologia em um processo de seleção e compara-se o ranking entre os fundos da metodologia utilizada, versus o modelo proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elcio Nobrega Junior, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná(2010) e mestrado em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina(2021). Atualmente é Gerente de Controladoria do Fundação Eletrosul de Previdência e Assistência Social - ELOS. Tem experiência na área de Administração. Atuando principalmente nos seguintes temas:Avaliação de Desempenho, Governança Corporativa.

Sergio Murilo Petri, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina e professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Contabilidade (PPGC/UFSC) e ainda é professor do Programa de Mestrado Profissional em Controle de Gestão (PPGCG/UFSC). Também atua como professor de Cursos de Especialização e de MBA, por várias instituições no Brasil. Editor-Chefe da Revista Catarinense da Ciência Contábil (CRC/SC),ISSN: 2237-7662. Referee de diversos perióficos no Braisl e no Exterior. Tem experiência na área de Ciências Contábeis e Administração, com ênfase em Avaliação de desempenho Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade, Contabilidade Gerencial. Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - MCDA-C, Balanced Scorecard - BSC, Avaliação de desempenho, Planejamento Estratégico e Planejamento tributário. Participante do Grupo de Pesquisa Gestão Pública e Avaliação de Desempenho.

Sandra Rolim Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciência Contábeis pela Universidade Católica de Pelotas (1991), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Pós-Doutorado pela Universidad de Valencia - Espanha (2014). É Pesquisadora Produtividade do CNPq Nível 1D. Editora Científica da Revista Contemporânea de Contabilidade (RCC) de janeiro de 2005 a agosto de 2016. Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina atuando no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC/UFSC) e no Programa de Engenharia de Produção (EPS/UFSC). É Coordenadora Científica do Congresso Internacional de Desempenho Portuário (CIDESPORT) desde 2015, Coordenadora Científica do Congresso Internacional de Desempenho do Setor Público (CIDESP) desde 2017 e coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Gestão e Avaliação de Desempenho Organizacional. É autora de capítulos de livros, de artigos publicados em periódicos internacionais e nacionais e de trabalhos socializados em anais de eventos científicos internacionais e nacionais. Tem experiência na área de Contabilidade e Engenharia de Produção, com ênfase em: Avaliação de Desempenho Organizacional, atuando principalmente nos contextos de apoio à decisão, mensuração e gestão do desempenho e em Sistemas de Avaliação de Desempenho (SADs) por meio da metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C); e, Processo para Seleção e Análise Crítica de Literatura por meio do ProKnow-C.

Downloads

Publicado

2021-06-29

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)