Avaliação de desempenho na movimentação de cargas em portos e terminais portuários: revisão da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.004.0026

Palavras-chave:

Terminais Portuários, Movimentação de Cargas, Avaliação de Desempenho, ProKnow-C

Resumo

Os avanços do comércio mundial nas últimas décadas, com o acelerado desenvolvimento de novas tecnologias, bem como a integração comercial entre os países, aceleraram também o processo de interação entre as cadeias logísticas mundiais, de modo que a competitividade passou a ser avaliada mundialmente, em um cenário altamente concorrente. O transporte passou a ser um fator de extrema necessidade no planejamento das organizações, uma vez que a redução de custos e o aumento da eficiência trazem uma vantagem competitiva ao mercado. Assim, as estruturas portuárias são os principais caminhos pelos quais a riqueza produzida é movimentada e comercializada, sendo necessário avaliar o desempenho na movimentação de cargas em portos e terminais portuários, de modo que sejam reconhecidos como alavancas para o desenvolvimento econômico, o aumento da produtividade e a geração de emprego e renda. Dessa forma, o presente artigo buscou mapear e analisar a literatura relevante existente sobre a temática, com base na utilização do instrumento de intervenção Knowledge Development Process-Constructivist (ProKnow-C) para nortear a seleção e análise crítica da literatura de forma sistemática. Os resultados encontrados demonstram que a literatura atual em relação à temática se preocupa com mais intensidade sobre o contexto de gestão, mercado e infraestrutura eficiência e operacional, com domínio dos indicadores ligados à produtividade operacional das cargas e sua localização geográfica em relação aos ambientes portuários, demonstrando grande preocupação com a redução de custos aos usuários e ao consumidor final. Aponta-se como oportunidade de pesquisa o desenvolvimento de uma avaliação de desempenho feita de forma integrada e holística, levando em consideração as percepções do(s) gestores(es), uma vez que os artigos do portfólio bibliográfico (PB) abordam e avaliam, em sua maioria, apenas um fragmento do contexto, em vez da avaliação global e estruturada. Isso leva a uma visão fracionada da performance, o que pode conduzir a decisões equivocadas, além de deixar de considerar e perceber oportunidades mais vantajosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elivelton Luiz Doré, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Contestado (2013) e Especialização em Gestão Estratégica de Custos (2018). Conselheiro Certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança e Corporativa - IBGC e Fundação Escola de Governo - ENA. Atualmente é contador e membro do conselho de administração na estatal catarinense SCPar Porto de Imbituba S.A. Mestrando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC com foco em Avaliação de Desempenho. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Planejamento, Finanças e Gestão de Resultados.

Sandra Rolim Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciência Contábeis pela Universidade Católica de Pelotas (1991), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Pós-Doutorado pela Universidad de Valencia - Espanha (2014). É Pesquisadora Produtividade do CNPq Nível 1D. Editora Científica da Revista Contemporânea de Contabilidade (RCC) de janeiro de 2005 a agosto de 2016. Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina atuando no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC/UFSC) e no Programa de Engenharia de Produção (EPS/UFSC). É Coordenadora Científica do Congresso Internacional de Desempenho Portuário (CIDESPORT) desde 2015, Coordenadora Científica do Congresso Internacional de Desempenho do Setor Público (CIDESP) desde 2017 e coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Gestão e Avaliação de Desempenho Organizacional. É autora de capítulos de livros, de artigos publicados em periódicos internacionais e nacionais e de trabalhos socializados em anais de eventos científicos internacionais e nacionais. Tem experiência na área de Contabilidade e Engenharia de Produção, com ênfase em: Avaliação de Desempenho Organizacional, atuando principalmente nos contextos de apoio à decisão, mensuração e gestão do desempenho e em Sistemas de Avaliação de Desempenho (SADs) por meio da metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C); e, Processo para Seleção e Análise Crítica de Literatura por meio do ProKnow-C. 

Downloads

Publicado

2021-11-08