A contabilização dos criptoativos de propriedade de pessoas físicas ou jurídicas domiciliadas no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.002.0023

Palavras-chave:

Criptoativo, Criptomoeda, Bitcoin, Blockchain, Contabilização

Resumo

Os criptoativos são uma representação digital de valor, sendo a criptomoeda bitcoin o mais conhecido. O diferencial é que podem ser transferidos, comprados e vendidos sem a necessidade de intermediação, autenticação e verificação por uma terceira parte utilizando-se de tecnologia da criptografia. Tais bens estão cada vez mais populares e suscitam dúvidas sobre sua contabilização pela ausência de lei regulatória sobre o tema no Brasil. O objetivo principal do presente trabalho consiste em identificar de que forma deve ser realizada a contabilização de criptoativos de propriedade de pessoas físicas ou jurídicas domiciliadas no Brasil, com base na bibliografia atualizada, com o intuito de auxiliar os responsáveis pelas demonstrações financeiras e pelas pessoas físicas. Esta pesquisa qualifica-se quanto à natureza como uma pesquisa aplicada, com objetivo de pesquisa exploratória e com procedimento de levantamento bibliográfico. Apresentam-se os conceitos de criptoativo e blockchain e contextualiza-se sua utilização no mundo e no Brasil. Verificam-se quais são as obrigações existentes para os proprietários de criptoativos, pessoas físicas ou jurídicas, domiciliados no Brasil. Por fim, demonstra-se como deve ser realizada a contabilização dos criptoativos no Brasil com base nas normas e orientações disponíveis. Denota-se, como resultado da pesquisa, que os criptoativos devem ser classificados contabilmente como um ativo, parte do patrimônio da pessoa jurídica, de acordo com o modelo de negócio da entidade, bem como deve ser declarado pela pessoa física que as possui em sua Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física como "Bens e Direitos".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Escarban Hermanns, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2020). Atualmente é advogada - HP Contabilidade; acadêmica de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Santa Catarina e pós graduanda em Direito Tributário na Damásio Educacional. Tem experiência na área de Direito Civil com foco empresarial e Direito Tributário.

Sérgio Murilo Petri, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina e professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Contabilidade (PPGC/UFSC) e ainda é professor do Programa de Mestrado Profissional em Controle de Gestão (PPGCG/UFSC). Também atua como professor de Cursos de Especialização e de MBA, por várias instituições no Brasil. Referee de diversos perióficos no Braisl e no Exterior. Tem experiência na área de Ciências Contábeis e Administração, com ênfase em Avaliação de desempenho Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade, Contabilidade Gerencial. Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - MCDA-C, Balanced Scorecard - BSC, Avaliação de desempenho, Planejamento Estratégico e Planejamento tributário. Participante do Grupo de Pesquisa Gestão Pública e Avaliação de Desempenho.

Publicado

2023-01-08

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)