Balanced Scorecard em instituições de ensino: aplicação em um instituto federal de Santa Catarina

Autores

  • Mariana da Silveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sergio Murilo Petri Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.003.0010

Palavras-chave:

Avaliação de Desempenho, Balanced Scorecard, Instituições de Ensino

Resumo

Planejamento e gestão estratégica estão cada vez mais presentes no cotidiano das organizações públicas, baseados principalmente em experiências do setor privado. Neste sentido, a instituição objeto deste estudo tornou público, em 30 de dezembro de 2014, a primeira edição do seu planejamento estratégico, o Planejamento Estratégico 2013-2017. No entanto, no planejamento não estavam previstos mecanismos para avaliar o desempenho da instituição. Assim, o objetivo deste trabalho é aplicar a ferramenta de avaliação de desempenho Balanced Scorecard (BSC) em um Instituto Federal localizado no estado de Santa Catarina. Este estudo é uma pesquisa-ação com objetivo descritivo, no qual a definição do portfólio bibliográfico ocorreu com a utilização da metodologia Proknow-C, bem como foram utilizados livros e outros artigos relacionados ao tema. Partindo dos objetivos estratégicos pré-elaborados no planejamento estratégico da instituição e após entrevistas com os gestores, elaborou-se o painel de desempenho do BSC que dará subsídio para os gestores acompanharem a realização dos objetivos estratégicos em relação às metas propostas. Por meio do estudo, observou-se que o BSC pode ser considerado como uma promissora ferramenta para a avaliação de desempenho de instituições de ensino e constatou-se que dos sete objetivos estratégicos analisados, apenas o objetivo estratégico “criar manuais e fluxos de trabalho no IFC” não havia atingido 50% da meta, que é implantar até o final de 2017.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana da Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018), especialista em Contabilidade Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2015) e graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Contabilidade e Finanças Públicas.

Sergio Murilo Petri, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina e professor do Programa de Mestrado em Contabilidade (PPGC/UFSC). Também atua como professor de Cursos de Especialização e de MBA, por várias instituições no Brasil. Referee da Revista Contemporânea de Contabilidade (Florianópolis) (1807-1821). Tem experiência na área de Ciências Contábeis e Administração, com ênfase em Avaliação de desempenho Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade, Contabilidade Gerencial. Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - MCDA-C, Balanced Scorecard - BSC, Avaliação de desempenho, Planejamento Estratégico e Planejamento tributário. Participante do Grupo de Pesquisa Gestão Pública e Avaliação de Desempenho.

Downloads

Publicado

2017-09-14

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)