O efeito do complexo B no tratamento do transtorno depressivo induzido por estresse crônico imprevisível em camundongos
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.003.0004Palavras-chave:
Depressão, Complexo B, Testes comportamentais, FluoxetinaResumo
O transtorno depressivo maior é uma doença com alta prevalência no Brasil e existem diversos antidepressivos com mecanismos de ação diferentes para o tratamento dos pacientes. Porém, a adesão aos fármacos não é inteiramente satisfatória por conta dos efeitos colaterais e por grande parte dos pacientes não obterem remissão dos sintomas. O estudo visa correlacionar a melhora dos casos de depressão com a suplementação do complexo B (CB). A literatura dispõe de vários trabalhos que dão embasamento a hipótese que o uso do CB tem relação com a neuropatologia da depressão por participar na produção de dopamina, serotonina e norepinefrina, sugerindo que o CB tem correlação com antidepressivos podendo contribuir na remissão dos sintomas depressivos. Foram utilizados 70 camundongos Swiss divididos em controle (aplicação de salina), naive (sem aplicação), CB dose única (CB1D), CB dose dupla (CB2D), CB1D mais fluoxetina (FLU), CB2D mais FLU e por FLU 10 mg/kg. Após o período de tratamento foram feitos os testes comportamentais. O teste de campo aberto demonstrou um que o grupo CB2D não apresentou mudança na atividade locomotora em comparação ao grupo naive e controle, e uma diminuição dessa atividade pelos grupos tratados com CB1D, CB1D + FLU, CB2D + FLU e FLU. O Teste de nado forçado apresentou diminuição do tempo de imobilização do grupo CB1D+FLU em comparação ao controle, confirmando ação antidepressiva. Já o aumento do climbing, com a administração do CB, demonstra que o complexo B tem via na inibição de recaptação de norepinefrina. Conclui-se que o CB tem ação antidepressiva em associação a FLU, porém mais estudos são necessários para determinar doses mais eficazes de tratamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.