Associação da vitamina B na esquizofrenia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2021.001.0009

Palavras-chave:

Esquizofrenia, Complexo B, Vitamina B, Espectro de Esquizofrenia

Resumo

A esquizofrenia é um distúrbio neuropsiquiátrico grave que não só causa uma grande carga de doenças, mas também desafia nossa compreensão de como a mente e o cérebro funcionam. A esquizofrenia afeta em torno de 1% da população mundial, somente no Brasil mais de 2 milhões de pessoas sofrem com esse distúrbio e segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, a doença é predominante no sexo masculino e normalmente não é diagnosticada no início. O diagnóstico é baseado em uma constelação de sintomas clínicos e não em um pato mecanismo comum. A vitaminas são compostos orgânicos, necessários  em pequenas quantidades  para  o metabolismo normal e que não  podem  ser  fabricadas  pelas  células  do  corpo. As hidrossolúveis são absorvidas pelo  intestino  e transportadas pelo sistema circulatório até os tecidos em que  serão  utilizadas,  não  são  armazenadas  e  são  facilmente  excretadas  pelos  rins,  por  isso  devem  ser  ingeridas diariamente, neste grupo estão as vitaminas B.  O complexo B pode ser usado como coenzimas no catabolismo de macronutrientes para produzir energia para o corpo humano. Pesquisas demonstram que tratamento auxiliar com vitaminas B com uma alta dose - incluindo B6, B8 e B12 - pode significativamente reduzir sintomas de tratamentos mais do que padrão da esquizofrenia apenas. Uma pesquisa bibliográfica foi feita utilizando as bases de dados Google acadêmico, Scielo, Pubmed e Lilacs, com esquizofrenia, complexo B, vitamina B e espectro de esquizofrenia como descritores. 21 artigos foram incluídos que atenderam os critérios de inclusão. Em conclusão, a administração de vitaminas B6, B9 E B12 tiveram resultados positivos em relação a memória e a sintomas negativos de pacientes esquizofrênicos, também é necessário o desenvolvimento de um novo modelo animal, pois a utilização do atual para o estudo da esquizofrenia ainda não é eficiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Veras Soares, Centro Universitário Christus

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Christus(2018), aperfeicoamento em Inglês pela ILSC Language Schools(2017) e aperfeicoamento em Inglês pela Christus Idiomas(2017). Atualmente é Team Support da Unieducar Inteligência Educacional. 

Melissa Figueiredo Capelo, Centro Universitário Christus

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Ari de Sá Cavalcante(2018).

Ana Beatriz Aguiar Sanford, Centro Universitário Christus

Graduanda no 4° semestre de Biomedicina pela Universidade Christus (Unichristus) 

Dara da Silva Mesquita, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Biomedicina pelo Centro Universitário Christus (2018)Foi bolsista de iniciação cientifica pela Unichristus com o tema "Avaliação comportamental do efeito ansiolítico da Quercetina e seu composto semissintético em camundongos" e do projeto "Avaliação dos efeitos ansiolítico e anticonvulsivante da quercetina em camundongos C57BL6". É membro do grupo de estudos em Neurociência translacional(NEUROCIT) e do grupo de estudos em Neuroinflamação e Neurotoxicologia (GENIT). Atualmente, faz especialização de Microbiologia Clínica na Unichristus e participa do programa de Mestrado em Medicina Translacional da Universidade Federal do Ceará como bolsista FUNCAP . Atuando principalmente nos seguintes temas: autismo, fitoterápicos,plantas medicinais, antidepressivo, zebrafish, canabidiol e atividade biológica.

José Eduardo Ribeiro Honório Júnior, Centro Universitário Christus

Terminou o Doutorado em biotecnologia pelo RENORBIO-UFC, onde desenvolveu pesquisa com produtos naturais que tinham efeito no sistema nervoso central modulando o humor no Laboratório de neurofarmacologia da UFC. Terminou Mestrado Acadêmico em Ciências Fisiologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) no ano de 2007, onde trabalhou com toxinas de anfíbios e desenvolveu uma sonda imunológica para a localização dessa toxina em tecidos de camundongos por imunohistoquímica. E é formado em Ciências Biológicas pela mesma Instituição. Durante a Iniciação acadêmica desenvolveu trabalhos com aves, anfíbios e ofídios. Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas com transtornos mentais (Depressão, ansiedade, esquizofrenia e autismo) em modelos animais (com Camundongos e Zebrafish) e bioprospecção de novas substâncias sintéticas e/ou naturais no Laboratório de Neurociência Translacional que coordena na Unichristus. Professor dos cursos de Enfermagem, Biomedicina, Nutrição e Fisioterapia da Unichristus. Nessa universidade, além da docência e pesquisa,faço parte do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos Curso de Enfermagem e Biomedicina. contato: eduribiologo@yahoo.com.br e jose.ribeiro@unichristus.edu.br

Downloads

Publicado

2020-09-21

Edição

Seção

Neurologia e Neurociências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)