O efeito do complexo B no tratamento do transtorno depressivo induzido por estresse crônico imprevisível em camundongos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.003.0004

Palabras clave:

Depressão, Complexo B, Testes comportamentais, Fluoxetina

Resumen

O transtorno depressivo maior é uma doença com alta prevalência no Brasil e existem diversos antidepressivos com mecanismos de ação diferentes para o tratamento dos pacientes. Porém, a adesão aos fármacos não é inteiramente satisfatória por conta dos efeitos colaterais e por grande parte dos pacientes não obterem remissão dos sintomas.  O estudo visa correlacionar a melhora dos casos de depressão com a suplementação do complexo B (CB).  A literatura dispõe de vários trabalhos que dão embasamento a hipótese que o uso do CB tem relação com a neuropatologia da depressão por participar na produção de dopamina, serotonina e norepinefrina, sugerindo que o CB tem correlação com antidepressivos podendo contribuir na remissão dos sintomas depressivos. Foram utilizados 70 camundongos Swiss divididos em controle (aplicação de salina), naive (sem aplicação), CB dose única (CB1D), CB dose dupla (CB2D), CB1D mais fluoxetina (FLU), CB2D mais FLU e por FLU 10 mg/kg. Após o período de tratamento foram feitos os testes comportamentais. O teste de campo aberto demonstrou um que o grupo CB2D não apresentou mudança na atividade locomotora em comparação ao grupo naive e controle, e uma diminuição dessa atividade pelos grupos tratados com CB1D, CB1D + FLU, CB2D + FLU e FLU. O Teste de nado forçado apresentou diminuição do tempo de imobilização do grupo CB1D+FLU em comparação ao controle, confirmando ação antidepressiva. Já o aumento do climbing, com a administração do CB, demonstra que o complexo B tem via na inibição de recaptação de norepinefrina. Conclui-se que o CB tem ação antidepressiva em associação a FLU, porém mais estudos são necessários para determinar doses mais eficazes de tratamento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Veras Soares, Centro Universitário Christus

Graduanda em Biomedicina pelo Centro Universitário Christus (2019). Fez intercambio em Toronto para aperfeiçoamento do ingles pela ILSC Language Schools(2017). Tem certificação de nível B2 em inglês pelo Examination for the Certificate of Competency in English(ECCE). Foi bolsista de iniciação cientifica pela Unichristus com o tema "Estudo do docking molecular e dinâmica molecular da Apigenina da Camomila com os receptores GABA e NMDA de Zebrafish". É membra do grupo de estudos em Neurociência translacional (NEUROCIT). Em 2021 participou do vSEMERA, um programa de pesquisa internacional oferecido pela RWTH Aachen University. Em 2022 foi é scholar do Yale-Proxima Mentorship Program, um programa de mentoria que tem o suporte da Yale-University e estudou um semestre da sua graduação na Universidade do Algarve, em Portugal. É ligante da LAER-USP, uma liga acadêmica de Embriologia e Reprodução Humana. Desenvolveu sua tese de conclusão de curso com o tema "O Efeito do Complexo B no Tratamento do Transtorno Depressivo Maior Induzido por Estresse Cônico Imprevisível em Camundongo". Atua principalmente nos seguintes temas: depressão, autismo, covid-19, ansiedade, zebrafish, docagem molecular, sistema nervoso central e reprodução humana.

Melina Fernandes Barroso, Centro Universitário Christus

Graduanda em Biomedicina pelo Centro Universitário Christus (2021). É membra do grupo de estudos em Neurociência translacional (NEUROCIT). Em 2023 participou do vSEMERA, um programa de pesquisa internacional oferecido pela RWTH Aachen University.

Stéphanie Chrystine Balestro Mota, Centro Universitário Christus

Possui ensino-médio-segundo-grau pelo Colégio Ari de Sá Cavalcante (2018), curso de aperfeiçoamento em inglês pelo Centro de Ensino Fisk (2017), com certificação de realização pela Cambridge English Language Assessment. Graduada em Biomedicina pelo Centro Universitário Christus, onde participou como bolsista do Programa de Monitoria em Anatomia Humana e do Programa de Iniciação Científica com o tema "Estudo do docking molecular e dinâmica molecular da apigenina da camomila com os receptores NMDA de zebrafish". Foi estagiária no Projeto LINDA Brasil, baseado no CIDH de Fortaleza (2021.2-2022-2) e fez um semestre de mobilidade acadêmica na Universidade do Algarve em Portugal (2022.2). Atualmente é pesquisadora assistente e co-fundadora do Grupo de Estudos Especializado em Anaeróbios (GEEA) onde desenvolve os projetos "Avaliação de vaginoses de pacientes atendidas em Fortaleza, Ceará: ênfase no perfil bacteriano anaeróbio, padrão de resistência antimicrobiana e fatores clínicos associados" e "Avaliação da resistência antimicrobiana das bactérias anaeróbias isoladas de periodontites de pacientes diabéticos e não diabéticos atendidos em Fortaleza, Ceará".

Camila Cenachi Arrais Leite, Centro Universitário Christus

Atualmente sou universitária de Biomedicina na faculdade Christus , concluo minha graduação no final do ano de 2023. Já trabalhei na Unimed Fortaleza durante no ano de 2020, estagiei no laboratório Roberto Picanço e na clinica escola LEAC. Almejo me especializar futuramente e atuar no ramo laboratorial em breve. 

Davi Benevides Almeida, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Biomedicina pelo Centro Universitário Christus (Unichristus). Atualmente, faz parte do Laboratório de Neurociência Translacional e Estudos Comportamentais (Neurocit) da mesma instituição e do Laboratório de Toxinologia Molecular (LTM) do Núcleo de Biomedicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi estudante bolsista do projeto de iniciação científica "Estudo do docking molecular e dinâmica molecular da Apigenina da Camomila com os receptores NMDA de Zebrafish" pelo Programa de Iniciação Científica do curso de Biomedicina da Unichristus. Atualmente, é bolsista de apoio técnico à pesquisa do projeto "Prospecção metagenômica de vírus patogênicos com potencial pandêmico em morcegos", executado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP), com colaboração da UFC, sendo um projeto vinculado ao CNPq. 

Linda Josy Viana Carneiro, Centro Universitário Christus

Possui ensino-medio-segundo-graupela EEM Joaquim Magalhães(2017).

Laisa Kimberly Rodrigues Santos, Centro Universitário Christus

Sou estudante do sexto semestre de biomedicina no Centro Universitário Christus - Unichristus de Fortaleza, Ceará. Atualmente estou participando de duas iniciações científicas nas áreas de reprodução assistida e neurociência onde serão produzidos artigos científicos para posterior publicação.

José Eduardo Ribeiro Honório Júnior, Centro Universitário Christus

Terminou o Doutorado em biotecnologia pelo RENORBIO-UFC, onde desenvolveu pesquisa com produtos naturais que tinham efeito no sistema nervoso central modulando o humor no Laboratório de neurofarmacologia da UFC. Terminou Mestrado Acadêmico em Ciências Fisiologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) no ano de 2007, onde trabalhou com toxinas de anfíbios e desenvolveu uma sonda imunológica para a localização dessa toxina em tecidos de camundongos por imunohistoquímica. E é formado em Ciências Biológicas pela mesma Instituição. Durante a Iniciação acadêmica desenvolveu trabalhos com aves, anfíbios e ofídios. Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas com transtornos mentais (Depressão, ansiedade, esquizofrenia e autismo) em modelos animais (com Camundongos e Zebrafish) e bioprospecção de novas substâncias sintéticas e/ou naturais no Laboratório de Neurociência Translacional que coordena na Unichristus. Professor da Unichristus. Nessa universidade, além da docência e pesquisa,faço parte do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos Curso de Enfermagem e Biomedicina. contato: eduribiologo@yahoo.com.br e jose.ribeiro@unichristus.edu.br 

Publicado

2023-12-29

Artículos más leídos del mismo autor/a