Prevalência de parasitas intestinais em moradores da cidade de Araçatuba, SP
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.002.0003Palavras-chave:
Diagnóstico coprológico, Protozoários, Helmintos, Saúde públicaResumo
No Brasil, a ocorrência de parasitas intestinais ou enteroparasitas permanece sendo um grande problema de saúde pública. Por isso, estudos que envolvem inquéritos parasitológicos em uma população são importantes, pois podem servir para apontar a efetividade na contenção ou possíveis fragilidades geradas por problemas socioambientais. O presente trabalho teve por objetivo identificar a prevalência de parasitas intestinais em moradores de Araçatuba, São Paulo. Trata-se de um estudo do tipo transversal, com abordagem quantitativa de amostra não probabilística. Para a sua realização foi coletado, entre fevereiro e março de 2013, material fecal de 83 crianças e adolescentes entre 05 e 15 anos e 90 amostras de jovens, adultos e idosos com 16 anos ou mais, atendidos pelas ESF’s (Estratégias Saúde da Família) e unidades básicas de saúde do município de Araçatuba-SP. Para a análise parasitológica utilizou-se a técnica coprológica de sedimentação espontânea em água, determinada por Hoffman e colaboradores. A análise parasitológica apontou uma prevalência geral de 56,07%. As prevalências registradas entre o sexo e faixas etárias ficaram acima de 50%, com destaques para o gênero masculino (57,81%) e a faixa de 16 anos ou mais (60%). Foram identificadas dez espécies de parasitas intestinais, sendo sete protozoários e quatro helmintos. As principais espécies identificadas foram os protozoários Blastocystis sp. (41,23%), Endolimax nana (27,84%) e Entamoeba coli (26,80%). A fim de que se tenha uma visão mais completa sobre o cenário atual das enteroparasitoses em Araçatuba-SP e de seus respectivos fatores associados, um estudo com amostras atuais e acompanhada de uma investigação socioeconômica e sanitária é recomendado, até mesmo como um subsídio para a elaboração de uma possível política de contenção de parasitas intestinais nessa população.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.