Saúde integral no poder judiciário brasileiro: inovação conceitual junto às edições do seminário nacional sobre a saúde dos magistrados e servidores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.002.0014

Palavras-chave:

Saúde integral, Inovação Conceitual, Poder Judiciário

Resumo

Considerando que conceitos balizam práticas cotidianas, refletidas nas observações de sua dinâmica e modificações contínuas, emerge a necessidade de sua constante análise. Assim, objetiva-se empreender análise sobre o conceito de saúde integral inicialmente difundida pela da Resolução n. 207/2015 do CNJ, e, na sequência, sua representação no âmbito dos Seminários Nacionais sobre a Saúde dos Magistrados e Servidores do Poder Judiciário em quatro edições, realizadas no período de 2019 a 2022. A análise supõe a necessidade de melhor compreender a dimensão conceitual. Para tanto, utilizam-se os métodos propostos por Schwartz-Barcott e Kim (2000), no que tange às fases (i) teórica; (ii) de trabalho de campo e (iii) analítica final. A análise de dados sugere que o conceito de saúde integral ainda não esteja maduro, uma vez que as definições e terminologia ainda variam bastante. Ressalta-se que a pandemia da COVID influenciou na escolha dos temas e palestrantes, sugerindo interrupções relacionadas à compreensão da saúde integral, com abordagens voltadas à saúde mental, considerando o contexto de adoecimento decorrente do contexto crítico pandêmico.

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Biografia do Autor

Lara Larissa de Araújo Lima Bonfim, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina (2007) e em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí (2007). Especialista em Direito Constitucional pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2009). Mestranda no Programa de Gestão Pública da Universidade Federal do Piauí. Atualmente é servidora efetiva do Tribunal de Justiça do Piauí, no cargo de assessora de Magistrado. Possui experiência profissional na área de gestão, quando atuou no desenvolvimento dos projetos de criação das Novas Centrais de Mandados, Manual do Oficial de Justiça e Mapa das Comarcas, através da Corregedoria Geral da Justiça do Piauí. Atuou como instrutora da Escola Judiciária do Piauí. Trabalhou no Ministério Público do Piauí como assessora de Procurador de Justiça. Foi professora auxiliar da Universidade Estadual do Piauí, onde ministrou as disciplinas: Processo Civil I e II e Direito Constitucional.

Indira Cardoso Matos, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e especialização em História Cultural pela UFPI (2008). Tem pesquisas desenvolvidas nas áreas de História Urbana, História Cultural e Urbanismo , além de trabalhos na área de Design. Atuou como Professora da disciplina Projeto de Urbanismo II do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Camilo Filho e desde 2010 trabalha como analista judiciária-cargo arquiteta- do Tribunal de Justiça do Piauí.

Maurício Mendes Boavista de Castro, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Campus João Pessoa/PB (2021). Doutor em Ciências Empresariais pela Universidad Del Museo Social Argentino em Buenos Aires/Argentina (2006). Mestre em Economia de Empresas do Setor Público pela Universidade Federal do Ceará - UFC em Fortaleza/Ceará (2010). Especialização em Consultoria Empresarial pela SUDENE/CEBRAE/UFPE (1982), MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas/RJ (2003), Especialização em Ensino a Distância pela Faculdade UNINOVAFAPI (2011). Graduação em Administração de Empresas pela Associação de Ensino Superior do Piauí - AESPI (2002) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí (1981). Professor efetivo da Universidade Federal do Piauí - UFPI, Campus Ministro Petrônio Portela em Teresina/Piauí desde 2013. Atual Sub-Coordenador do Curso de Administração da Universidade Federal do Piauí - UFPI/CCHL (2023/2025). Coordenador do Curso de Administração da Universidade Federal do Piauí - UFPI/CCHL (2021/2023). Atua como Professor Permanente do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública - PPGP/UFPI desde Julho de 2021, Subcoordenador e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública - PROFIAP/UFPI e como Professor Colaborador no curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia - PPGBiotec (UFPI), desde Janeiro de 2019. Foi funcionário do SEBRAE/Piauí (1981/2000). Coordenador e professor do Curso de Administração/FGV do Centro Universitário UNINOVAFAPI (2007/2013), Professor de graduação do Centro de Ensino Superior do Vale do Parnaíba - CESVALE (1985/2000). Professor da Faculdade Piauiense - FAP (2003/2013) e do Instituto Camilo Filho - ICF (2003/2011).

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade Federal do Piauí

Estágio Pós-doutoral, Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Estadual do Ceará. Doutora e Mestre em Administração, Universidade de Fortaleza. Especialista em Saúde Pública, com ênfase em Saúde do Trabalhador, e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Faculdade de Psicologia da PUC-Minas, com atuação na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública na Universidade Federal do Piauí. Experiência profissional como Psicóloga Organizacional e do Trabalho e Gestão de Pessoas (Coordenação, Gerência e Chefia de Unidades), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB. Experiência docente no âmbito da Universidade Aberta do Brasil. Bolsista CAPES no Mestrado e bolsista FUNCAP no Doutorado. Estudos e pesquisas sobre: Relações de Trabalho e Gestão de/com/por Pessoas, Estudos Organizacionais, Administração Pública e Gestão Social, Estudos Críticos, Pós-coloniais e Decoloniais. Representante do Brasil junto à Red Internacional Femenina para la Investigación en Emprendimiento, Innovación y Sostenibilidad RedIFIEIS (REG-RED-20-0117).

Flávia Lorenne Sampaio Barbosa, Universidade Federal do Piauí

Graduada (2003) em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especialização (2006) em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e, mestrado(2012) e doutorado (2018), em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atualmente, docente efetiva do Curso de Tecnólogo em Gestão de Dados Modalidade a Distância da UFPI, Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD, em Teresina-PI; docente permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e do Programa de Pós-graduação em Administração Pública (PROFIAP), ambos da UFPI, nível mestrado profissional; docente do curso de especialização em Gestão de Pequenas e Médias Empresas do CAFS/UFPI; e, professor formador e orientador, na modalidade bolsista da CAPES, do curso de bacharelado em Administração do Centro de Ensino à Distância (CEAD) da UFPI. Do mais, pesquisadora integrante do grupo de pesquisa NUPEGEP, vinculado ao curso de Pós-graduação em Gestão Pública da UFPI, e do grupo de pesquisa intitulado "Trabalho e Gestão das Organizações" em parceria com a Faculdade Luciano Feijão (FLF); coordenadora, no âmbito da UFPI, da aplicação do Estudo Mundial sobre Empreendedorismo junto aos Estudantes Universitários do Brasil (GUESSS Brasil); e, avaliadora científica da Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI. Temas de pesquisa: estudos interdisciplinares em Gestão Social e Gestão Pública; e em educação, trabalho e subjetividade. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-4804-9538 Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Flavia_Barbosa15 E-mail: flsbarbosa@hotmail.com. 

Publicado

2023-06-19

Edição

Seção

Ciências Sociais e Humanas em Saúde

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