Envelhecimento ativo por descrição bibliométrica com suporte em investigações indexadas na Web of Science
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.003.0040Palavras-chave:
Rede, Envelhecimento ativo, Promoção de saúdeResumo
Apesar de propiciar diversos efeitos benéficos na capacidade e bem-estar do idoso, a promoção do envelhecimento ativo ainda é um desafio para o sistema de saúde e seus profissionais. Diante dessa problemática, o estudo busca conhecer as publicações sobre a promoção do envelhecimento ativo, por meio da descrição bibliométrica com suporte em investigações indexadas na Web of Science. Para o alcance do objetivo, utilizou-se o software VOSViewer para a extração. Com o levantamento realizado em 28.07.2021, pesquisando por: TÍTULO: ("ACTIVE AGING") AND TÓPICO: (health); tempo estipulado: todos os anos. Índices: SCI-EXPANDED, SSCI, A&HCI, CPCI-S, CPCI-SSH, ESCI, obteve-se como resultado 145 publicações, das quais buscou-se analisar a redes de co-ocorrência de palavras-chave, co-autoria por país, co-citação por referência e co-citação por autor. Analisou-se também os 10 textos mais citados e identificou-se como escopo interdisciplinar as áreas: Gerontologia, Saúde ocupacional em ambiente público, Gerontologia geriátrica, Enfermagem, Serviços de policiamento da saúde, Medicina geral interna, Ciências ambientais, Ciências do desporto, Psicologia multidisciplinar, entre outras. As palavras-chave com maior ocorrência são: envelhecimento ativo, saúde, atividade física, envelhecimento, idosos, vida, adultos, pessoas, qualidade de vida, idade, cuidado, exercício, participação, promoção da saúde, pessoas idosas. Os três países com maior número de publicações são: Espanha (29), Estados Unidos (28) e Brasil (16). Os trabalhos mais referenciados são de World Healt Organization (2002, 2007), Foster (2015), Boudiny (2013), Bowling (2008), Fernandez-Ballesteros (2013), Folstein (1975), Walker (2002), Depp (2006), Rowe (1997), Guralnik (1994). A Organização Mundial da Saúde é a que possui maior volume de referências.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.