Envelhecimento ativo por descrição bibliométrica com suporte em investigações indexadas na Web of Science

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.003.0040

Palavras-chave:

Rede, Envelhecimento ativo, Promoção de saúde

Resumo

Apesar de propiciar diversos efeitos benéficos na capacidade e bem-estar do idoso, a promoção do envelhecimento ativo ainda é um desafio para o sistema de saúde e seus profissionais. Diante dessa problemática, o estudo busca conhecer as publicações sobre a promoção do envelhecimento ativo, por meio da descrição bibliométrica com suporte em investigações indexadas na Web of Science. Para o alcance do objetivo, utilizou-se o software VOSViewer para a extração. Com o levantamento realizado em 28.07.2021, pesquisando por: TÍTULO: ("ACTIVE AGING") AND TÓPICO: (health); tempo estipulado: todos os anos. Índices: SCI-EXPANDED, SSCI, A&HCI, CPCI-S, CPCI-SSH, ESCI, obteve-se como resultado 145 publicações, das quais buscou-se analisar a redes de co-ocorrência de palavras-chave, co-autoria por país, co-citação por referência e co-citação por autor. Analisou-se também os 10 textos mais citados e identificou-se como escopo interdisciplinar as áreas: Gerontologia, Saúde ocupacional em ambiente público, Gerontologia geriátrica, Enfermagem, Serviços de policiamento da saúde, Medicina geral interna, Ciências ambientais, Ciências do desporto, Psicologia multidisciplinar, entre outras. As palavras-chave com maior ocorrência são: envelhecimento ativo, saúde, atividade física, envelhecimento, idosos, vida, adultos, pessoas, qualidade de vida, idade, cuidado, exercício, participação, promoção da saúde, pessoas idosas.  Os três países com maior número de publicações são: Espanha (29), Estados Unidos (28) e Brasil (16). Os trabalhos mais referenciados são de World Healt Organization (2002, 2007), Foster (2015), Boudiny (2013), Bowling (2008), Fernandez-Ballesteros (2013), Folstein (1975), Walker (2002), Depp (2006), Rowe (1997), Guralnik (1994). A Organização Mundial da Saúde é a que possui maior volume de referências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Sento Sé Magalhães Pimentel, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Graduanda em Medicina pela UNIFTC, faz parte da Liga Acadêmica de Medicina Intensiva- LAMIN da UNIFACS. Enfermeira, graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Pós graduada pelo Programa de Residência Multiprofissional com ênfase em Terapia Intensiva pela FAMAM- ISG e em Gestão em Saúde pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Atua como enfermeira intensivista no Hospital Aliança, trabalhou nos Hospitais da Bahia e Santa Izabel em Salvador- BA. Docente dos cursos de Pós Graduação da FATEC e FTC. Atuou como preceptora de prática em Saúde Coletiva I e II pela Faculdade São Camilo e como coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município de Paratinga. Exerceu atividades extensionistas durante a graduação, bolsista no Projeto de extensão Aprendendo e Informando sobre a Síndrome de Down.

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade de Fortaleza

Estágio Pós-doutoral - Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade Estadual do Ceará (2021-2023). Doutora e Mestre em Administração (Universidade de Fortaleza). Especialista em Saúde Pública, com ênfase em Saúde do Trabalhador, e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Professora do curso de Administração da Faculdade Luciano Feijão (FLF), membro do Grupo de Pesquisa CNPq Interdisciplinar e coordenadora do setor de Internacionalização. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública na UFPI (Mestrado Profissional). Cargo efetivo de Psicóloga Organizacional/Unilab, desde 2010. Experiência profissional em Gestão de Pessoas (Coordenação, Gerência e Chefia de Unidades). Atuação na Educação a Distância desde 2012 (Tutoria, Professor Formador, Orientador de TCC e Coordenação). Foi bolsista CAPES no Mestrado e bolsista FUNCAP de Inovação Tecnológica no Doutorado. Estudos e pesquisas sobre: Relações de Trabalho e Gestão de Pessoas, Estudos Organizacionais, Administração Pública e Gestão Social e Gestão Internacional. Representante do Brasil junto a Red Internacional Femenina para la Investigación en Emprendimiento, Innovación y Sostenibilidad RedIFIEIS, que reúne pesquisadoras de 14 países Latino-americanos (REG-RED-20-0117), sócia da Asociación Latino-Iberoamericana de Gestión Tecnológica y de la Innovación (ALTEC) 2021/2023 - Portfólio Profissional (https://www.fabianabizarria.com).

Irlanda Pires de Sá Sousa, Instituto Federal do Piauí

Mestranda e Especialista em Gestão Pública pela UFPI, possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Piauiense - FAP Teresina (2008). Atualmente é Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, com lotação no Campus Paulistana. Possui experiência profissional em orçamento público, contabilidade e finanças, bem como na gestão de políticas públicas.

Flávia Lorenne Sampaio Barbosa, Universidade Federal do Piauí

Graduada (2003) em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especialização (2006) em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e, mestrado(2012) e doutorado (2018), em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atualmente, docente efetiva do Curso de Tecnólogo em Gestão de Dados Modalidade a Distância da UFPI, Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD, em Teresina-PI; docente permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e do Programa de Pós-graduação em Administração Pública (PROFIAP), ambos da UFPI, nível mestrado profissional; docente do curso de especialização em Gestão de Pequenas e Médias Empresas do CAFS/UFPI; e, professor formador e orientador, na modalidade bolsista da CAPES, do curso de bacharelado em Administração do Centro de Ensino à Distância (CEAD) da UFPI. Do mais, pesquisadora integrante do grupo de pesquisa NUPEGEP, vinculado ao curso de Pós-graduação em Gestão Pública da UFPI, e do grupo de pesquisa intitulado "Trabalho e Gestão das Organizações" em parceria com a Faculdade Luciano Feijão (FLF); coordenadora, no âmbito da UFPI, da aplicação do Estudo Mundial sobre Empreendedorismo junto aos Estudantes Universitários do Brasil (GUESSS Brasil); e, avaliadora científica da Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI. Temas de pesquisa: estudos interdisciplinares em Gestão Social e Gestão Pública; e em educação, trabalho e subjetividade. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-4804-9538 Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Flavia_Barbosa15 E-mail: flsbarbosa@hotmail.com. 

Mirthis Sento Sé Pimentel Magalhães, Centro Universitário Jorge Amado

Enfermeira, Mestra em Enfermagem pela escola de Enfermagem- UFBA, Especialista em Emergência, Ensino Superior (Fiocruz) e Gestão em Saúde pela UNILAB e em dermatológia. Certificada pela American Heart Associantion (ACLS, 2017 e 2014) e em Punção de Cateter central por Inserção Periférica - PICC (2018). Instrutora do Curso do BLS pela American Heart Association, e do Curso de Primeiros Socorros da CCR- Metrô. Instrutora do curso de Hipodermóclise. Docente do Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE) e Faculdade Atualiza. Coordenadora do Curso de graduação em enfermagem - Faculdade Atualiza e da Pré Residência em Enfermagem. Docente da Pré Residência e Pós Graduação (Atualiza, Fatec, Unijorge, UNIFTC). Professora Substituta na Escola de Enfermagem- UFBA no período de 2012 a 2014. Enfermeira da Educação Continuada do Hospital Cárdio Pulmonar (2014 a 2015). Coordenadora de Enfermagem do Instituto de Dermatologia e Alergologia da Bahia - IDAB, 2008 a 2011. Foi Enfermeira assistêncial do Hospital Santo Antônio - Obras Sociais Irmã Dulce e Hospital Santa Izabel. Experiência em área hospitalar e docência. Apoiadora Pedagógica Matricial da FESF SUS - Programa de Residência Multiprofissional e Médica (2020-2021). Enfermeira do Hospital Cárdio Pulmonar.

Publicado

2023-01-04

Edição

Seção

Ciências Sociais e Humanas em Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)