A multidimensionalidade da fadiga e seus aspectos estressores em profissionais intensivistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.002.0036

Palavras-chave:

Estresse, Fadiga, Intensivistas, UTI

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi analisar a fadiga a partir de seus aspectos multidimensionais estressores que atingem profissionais em ambientes de terapia intensiva. Para tanto, realizou-se o estudo em duas etapas. A primeira, uma revisão integrativa onde se elaborou um ensaio teórico sobre a concepção da fadiga a partir dos 9 estudos selecionados; a segunda, foi um estudo bibliométrico de 28 publicações internacionais com utilização do software VOSviewer. Como discussão, tem-se que a multidimensionalidades da fadiga se relevam a partir do excesso de carga horária semanal, da frustração com o trabalho e suas condições, duplas jornadas, baixa remuneração e baixo rendimento profissional. Também se observa que a fadiga é um dos fatores predisponentes à síndrome de burnout, ao estresse e ao desgaste psíquico dos profissionais e que as mulheres intensivistas são as mais acometidas. Conclui-se que os intensivistas vivenciam uma rotina que propicia o surgimento de problemas físicos e psicológicos, em queixas musculoesqueléticas, distúrbios psíquicos menores, síndrome de burnout e a percepção de baixo rendimento profissional.

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Biografia do Autor

Luís Fernando Mota Soares, Escola de Saúde Pública do Ceará

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (2013.2), pós-graduando em Terapia Intensiva pela Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (ESPCE). Atua na área de Terapia Manual com conhecimento aprofundado nas patologias da coluna vertebral, possui formação em Reeducação Postural Global (RPG Souchard), atua com atendimento em consultório e fisioterapia domiciliar. Tem experiência na área de Fisioterapia traumato-ortopédica, desportiva, alterações posturais e ergonomia.

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Faculdade Luciano Feijão

Estágio Pós-doutoral - Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade Estadual do Ceará (2021-2023). Doutora e Mestre em Administração (Universidade de Fortaleza). Especialista em Saúde Pública e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Professora do curso de Administração da Faculdade Luciano Feijão (FLF) onde lidera o Grupo de Pesquisa CNPq Interdisciplinar e coordena o setor de Internacionalização. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública na UFPI (Mestrado Profissional). Cargo efetivo de Psicóloga Organizacional/Unilab, desde 2010. Experiência profissional em Gestão de Pessoas (Coordenação, Gerência e Chefia de Unidades). Atuação na Educação a Distância desde 2012 (Tutoria, Professor Formador, Orientador de TCC e Coordenação). Foi bolsista CAPES no Mestrado e bolsista FUNCAP de Inovação Tecnológica no Doutorado. Estudos e pesquisas sobre: Relações de Trabalho e Gestão de Pessoas, Estudos Organizacionais, Administração Pública e Gestão Social e Gestão Internacional. Representante do Brasil junto a Red Internacional Femenina para la Investigación en Emprendimiento, Innovación y Sostenibilidad RedIFIEIS, que reúne pesquisadoras de 14 países Latino-americanos (REG-RED-20-0117), sócia da Asociacio´n Latino-Iberoamericana de Gestio´n Tecnolo´gica y de la Innovacio´n (ALTEC) 2021/2023.

Flávia Lorenne Sampaio Barbosa, Universidade Federal do Piauí

Graduada (2003) em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especialização (2006) em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e, mestrado(2012) e doutorado (2018), em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atualmente, docente efetiva do Curso de graduação em Administração da UFPI, campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), em Floriano-PI; docente permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e do Programa de Pós-graduação em Administração Pública (PROFIAP), ambos da UFPI, nível mestrado profissional; docente do curso de especialização em Gestão de Pequenas e Médias Empresas do CAFS/UFPI; e, professor formador e orientador, na modalidade bolsista da CAPES, do curso de bacharelado em Administração do Centro de Ensino à Distância (CEAD) da UFPI. Do mais, pesquisadora integrante do grupo de pesquisa NUPEGEP, vinculado ao curso de Pós-graduação em Gestão Pública da UFPI, e do grupo de pesquisa intitulado "Trabalho e Gestão das Organizações" em parceria com a Faculdade Luciano Feijão (FLF); coordenadora, no âmbito da UFPI, da aplicação do Estudo Mundial sobre Empreendedorismo junto aos Estudantes Universitários do Brasil (GUESSS Brasil); e, avaliadora científica da Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI. Temas de pesquisa: estudos interdisciplinares em Gestão Social e Gestão Pública; e em educação, trabalho e subjetividade.

Sara do Nascimento Cavalcante, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestranda do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Atua no Serviço de Saúde e Qualidade de Vida da UNILAB. É Pós-graduada em Saúde Pública com ênfase em NASF, ESF e CAPS e em Enfermagem obstétrica pela Faculdade Nossa Senhora de Lourdes - FNSL. Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Católica de Quixadá - UNICATÓLICA (2017). Enquanto acadêmico de Enfermagem exerceu a condição de voluntário, no projeto de extensão Promoção da Saúde na comunidade Cafundó, Choró-CE. Atuou como monitora de duas disciplinas. Tecnologias do Processo de Cuidar em Enfermagem e Parasitologia Básica. Desempenhou função de Monitora Bolsista do Programa de Educação Pelo Trabalho Para a Saúde (PET-Saúde -2013-2015)/PET GraduaSUS (2016). Exerceu o cargo de 1ª Secretária do Centro Acadêmico de Enfermagem Eucléa Gomes Vale - UNICATÓLICA (2014-2015). Interessada nas áreas de promoção da saúde, saúde pública, saúde do adulto, Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

Publicado

2022-05-18

Edição

Seção

Ciências Sociais e Humanas em Saúde

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