Desafios e possibilidades para a gestão da saúde na perspectiva da prevenção e tratamento da sífilis
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.001.0015%20Palavras-chave:
Unified Health System, Syphilis, Health ManagementResumo
Apresentar os desafios e possibilidades da prevenção e do tratamento da sífilis para a gestão pública da saúde, identificados a partir dos estudos levantados junto à Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). O trabalho trata-se de uma revisão integrativa de literatura, visto que esta é constituída através da análise e da síntese da informação disponibilizada por todos os estudos publicados na base, de 1995 a 2021. Considera-se que a educação em saúde no caso das ISTs e, especificamente no âmbito da sífilis, junto às escolas, deve privilegiar ações com caráter informativo, formativo, e, principalmente, compreensão sobre aspectos da vida afetivo-emocional que envolve a juventude e a idade adulta. Além disso, a ampliação da formação de profissional para estarem habilitados a perceber que as ISTs possuem variados determinantes sociais, econômicos e culturais, com reflexo na necessidade de compreensão dos processos saúde-doença em sua configuração em sociedade. No caso da sífilis, é particularmente importante, posto os estigmas associados à vida sexual. A vigilância em saúde emergiu também como uma estratégia imprescindível ao monitoramento da patologia e orientador à tomada de decisão. A gestão pública em saúde deve estar bem estruturada e organizada para conseguir desenvolver ações de vigilância em saúde, educação em saúde e educação na saúde no âmbito da atenção primária, de modo a atuar efetivamente sobre essas questões, considerando as especificidades locorregionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.