Challenges and possibilities for health management in the perspective of syphilis prevention and treatment

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.001.0015%20

Palabras clave:

Unified Health System, Syphilis, Health Management

Resumen

To present the challenges and possibilities of prevention and treatment of syphilis for public health management, identified from studies surveyed in the Virtual Health Library (VHL). The work is an integrative literature review, since it is constituted by analyzing and synthesizing the information provided by all studies published in the database, from 1995 to 2021. It is considered that health education in the case of STIs and, specifically in the context of syphilis, in schools, should prioritize actions with informative, formative, and, especially, understanding about aspects of affective-emotional life involving youth and adulthood. Moreover, the expansion of professional training to be able to realize that STIs have several social, economic, and cultural determinants, reflecting the need to understand the health-disease processes in their configuration in society. About syphilis, it is particularly important, given the stigmas associated with sex life. Health surveillance has also emerged as an essential strategy for monitoring the pathology and guiding decision-making. Public health management must be well structured and organized to be able to develop health surveillance, health education and health education actions in primary, care to act effectively on these issues, considering the locoregional specificities.

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Biografía del autor/a

Joira Barbosa Batista, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade de Fortaleza

Estágio Pós-doutoral, Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Estadual do Ceará. Doutora e Mestre em Administração, Universidade de Fortaleza. Especialista em Saúde Pública, com ênfase em Saúde do Trabalhador, e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública na Universidade Federal do Piauí. Experiência profissional como Psicóloga Organizacional e do Trabalho e Gestão de Pessoas (Coordenação, Gerência e Chefia de Unidades), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB. Experiência docente no âmbito da Universidade Aberta do Brasil. Bolsista CAPES no Mestrado e bolsista FUNCAP no Doutorado. Estudos e pesquisas sobre: Relações de Trabalho e Gestão de/com/por Pessoas, Estudos Organizacionais, Administração Pública e Gestão Social, Estudos Críticos, Pós-coloniais e Decoloniais. Representante do Brasil junto à Red Internacional Femenina para la Investigación en Emprendimiento, Innovación y Sostenibilidad RedIFIEIS (REG-RED-20-0117). 

Denise Lima Nogueira, Faculdade Luciano Feijão

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (2020). Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (2015). Especialista em Docência na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Especialista em Preceptoria no SUS pelo Hospital Sírio Libanês (2017). Especialista em Auditoria dos Sistemas e Serviços de Saúde pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (2012). Atua como Coordenadora e Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Luciano Feijão (2018). Atuou como Enfermeira e Coordenadora de Educação Permanente e Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (2011-2021), como Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú onde também desempenhou a função de Coordenadora de Estágios do Curso de Enfermagem (2014-2016). Participou como membro da Comissão Permanente de Integração Ensino-Serviço CIES da Macrorregião de Sobral-CE (2011-2017), e da Comissão de Acompanhamento de Contrato entre a Santa Casa de Misericórdia de Sobral e a Secretaria Municipal de Sobral (2011-2021). Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Materno Infantil e Juventude do Ceará da Universidade Federal do Ceará, do Grupo Interprofissional de Pesquisa em Enfermagem e Saúde da Faculdade Luciano Feijão e do La Familia: Latin American Health Research Collaboratory da Universidade de Massachusetts (Boston/EUA). Possui ampla experiência na área da Enfermagem e Saúde Coletiva, com ênfase em Avaliação de Programas e Serviços de Saúde, Saúde Materno-Infantil, Educação Permanente em Saúde e Formação na Saúde. Vencedora do Prêmio Ciência pela Primeira Infância do NCPI (Núcleo Ciência pela Infância) - Edição 2022.

Rogeane Morais Ribeiro, Universidade Vale do Itajaí

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-2001). Pós-graduação em Contabilidade Gerencial Pública e Privada pela UVA (2002). Pós-graduação em Marketing pela UVA (2008). Mestrado em Gestão de Políticas Públicas e Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2011). Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Participante do grupo de pesquisa - Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP): Núcleo de Pesquisa em Tecnologia de Gestão (NuTeG) da Universidade Vale do Itajaí - UNIVALI; Possui experiência em Avaliação de Desempenho, Gestão de Custos e Capacidades (Empreendedoras, Turísticas e Estratégicas). Experiência no exercício da educação a distância desde 2017. Atualmente é coordenadora do Curso de Administração da Faculdade Luciano Feijão - FLF.

Marcleide Sampaio Oliveira, Faculdade Luciano Feijão

Pós-Graduanda em Finanças, Auditoria e Controlaria. Profissional com experiencia no setor administrativos de pequenas e médias empresas. 

Ana Helena Araújo Bomfim , Faculdade Luciano Feijão

Psicóloga com longa experiência em docência na área da saúde em instituições públicas e privadas. Possui doutorado em Psicologia pela UFRN (2019), Mestrado em Saúde Pública pela UFC (2011) e Especializações em Experiência do Paciente (2021), Processos Educacionais na Saúde (2014) e em Saúde Mental (2007). Atualmente é psicóloga da Uninta Fortaleza. Tem como principais áreas de atuação: Saúde Mental, Morte, Luto e Cuidados Paliativos. Atualmente, realiza atendimentos clínicos no contexto da perinatalidade a partir do referencial da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP). 

Georgia Maria Melo Feijão, Faculdade Luciano Feijão

Doutora em Psicologia - Universidade de Fortaleza (2020), Mestrado em Psicologia - Universidade de Fortaleza (2015). Graduação em Psicologia - Universidade de Fortaleza (2004). Especialista em Psicooncologia (2006) e em Neuropsicologia (2009) pela UniChristus. Atualmente é professora e Coordenadora do Curso de Psicologia na Faculdade Luciano Feijão (FLF); Supervisora de Estágio em Psicologia Hospitalar (Faculdade Luciano Feijão); Psicóloga Clínica - Clínica de Desenvolvimento Infantil Dr. Grijalba. Integrante do LEPP - Saúde (Laboratório de Estudos e Práticas em Psicologia e Saúde). Membro da Comissão de Ética em Pesquisa da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS).

Publicado

2023-06-19

Número

Sección

Políticas, Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde

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