Cuidados de enfermagem frente ao paciente oncológico paliativo: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.001.0020

Palavras-chave:

Cuidados Paliativos, Enfermagem, Câncer

Resumo

Verificar nas evidências científicas disponíveis o papel da enfermagem frente ao paciente em cuidados paliativos e seus cuidados. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada no período de 2016 à 2021 com pesquisa em bancos de dados SCIELO, LILACS, BDENF e MEDLINE utilizando os descritores Cuidados Paliativos, Enfermagem e Câncer. Foram selecionadas 11 produções cientificas que atendiam o objetivo do estudo, prevalecendo artigos do ano de 2019. A dor oncológica pode ser atenuada mediante a aplicações de cuidados não farmacológicos, onde os mesmos podem causar a amenização de ansiedade e outros sentimentos. Os cuidados humanizados e holísticos devem se fazer presente em todas as etapas do processo, visando sempre a melhor qualidade dos cuidados prestados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melissa Rosiane da Cruz, Universidade de Sorocaba

Graduanda em Enfermagem pela Universidade de Sorocaba, técnica em Nutrição e Dietética pela Etec Rubens de Faria e Souza.

Debora Cabral Nunes Polaz, Universidade de Sorocaba

Enfermeira Mestre em Educação nas Profissões da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP, especialista em Acupuntura (CETN), especialização em Centro Cirúrgico, Central de Materiais e Recuperação Pós Anestésica pelo Centro Universitário São Camilo de São Paulo, Pós em Docência do Ensino Superior e Técnico na área da Saúde pela INESP e em Gestão em Enfermagem, pela UNIFESP. Atuação como professora de curso Superior de Enfermagem/Saúde e Acupunturista. Teve experiências anteriores como professora de cursos técnicos e superior e como enfermeira assistencial e gestão - Unimed Sorocaba Cooperativa do Trabalho Médico, nos setores: Internações, Bloco Cirúrgico e Hemodinâmica. Pesquisadora do Grupo de Estudos Científicos em Enfermagem (GECE) desde abril de 2019. Membro da Rede Brasileira de Enfermagem em Segurança do Paciente (REBRAENSP)- Pólo Sorocaba.

Publicado

2021-11-11

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)