O papel do enfermeiro no manejo ao paciente terminal em UTI: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2021.003.0002Palavras-chave:
Unidade de Terapia Intensiva, Cuidados de Enfermagem, Cuidados PaliativosResumo
O objetivo deste trabalho é Identificar qual é o papel do enfermeiro no cuidado paliativo de pacientes terminais em Unidade de Terapia Intensiva. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa, onde os artigos selecionados constituíram compreender o papel do enfermeiro diante ao paciente em cuidado paliativo na Unidade de Terapia Intensiva. Os artigos selecionados foram publicados no período de 2016 a 2021. Foi utilizada a Biblioteca Virtual de Saúde, através das bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE), a partir dos descritores: Unidade de Terapia Intensiva; Cuidados de Enfermagem e Cuidados Paliativos. A pesquisa demonstrou dificuldades identificadas pelo enfermeiro, os fatores que direcionam a capacitação do profissional sobre tal situação apresentados: inexperiência profissional; lidar com o sofrimento do paciente e da família; falta de trabalho colaborativo entre a equipe; envolvimento dos enfermeiros na tomada de decisões no final da vida. Com base nos dados analisados, observou-se que o fato de lidar com a morte é algo frequente na vida dos profissionais que trabalham na Unidade de Terapia Intensiva, e mesmo assim torna-se um grande desafio para o profissional no dia a dia no manejo desta situação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.