O papel do enfermeiro no manejo ao paciente terminal em UTI: uma revisão integrativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2021.003.0002

Palabras clave:

Unidade de Terapia Intensiva, Cuidados de Enfermagem, Cuidados Paliativos

Resumen

O objetivo deste trabalho é Identificar qual é o papel do enfermeiro no cuidado paliativo de pacientes terminais em Unidade de Terapia Intensiva. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa, onde os artigos selecionados constituíram compreender o papel do enfermeiro diante ao paciente em cuidado paliativo na Unidade de Terapia Intensiva. Os artigos selecionados foram publicados no período de 2016 a 2021. Foi utilizada a Biblioteca Virtual de Saúde, através das bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE), a partir dos descritores: Unidade de Terapia Intensiva; Cuidados de Enfermagem e Cuidados Paliativos. A pesquisa demonstrou dificuldades identificadas pelo enfermeiro, os fatores que direcionam a capacitação do profissional sobre tal situação apresentados: inexperiência profissional; lidar com o sofrimento do paciente e da família; falta de trabalho colaborativo entre a equipe; envolvimento dos enfermeiros na tomada de decisões no final da vida. Com base nos dados analisados, observou-se que o fato de lidar com a morte é algo frequente na vida dos profissionais que trabalham na Unidade de Terapia Intensiva, e mesmo assim torna-se um grande desafio para o profissional no dia a dia no manejo desta situação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ebraim Kelvin Floriano de Oliveira, Universidade de Sorocaba

Possui ensino-medio-segundo-grau pela ESCOLA ESTADUAL DANIEL DAVID HADDAD(2017)

Bianca Aparecida Rodrigues Simões, Universidade de Sorocaba

Atualmente é auxiliar administrativo da Universidade de Sorocaba. Graduanda de Enfermagem.

Yngred Moreira Vieira de Souza, Universidade de Sorocaba

Possui ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio O Farol(2017). Atualmente é Estagiária do Centro Médico. Tem experiência na área de Enfermagem.

Débora Cabral Nunes Polaz, Universidade de Sorocaba

Enfermeira Mestre em Educação nas Profissões da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP, especialista em Acupuntura (CETN), especialização em Centro Cirúrgico, Central de Materiais e Recuperação Pós Anestésica pelo Centro Universitário São Camilo de São Paulo, Pós em Docência do Ensino Superior e Técnico na área da Saúde pela INESP e em Gestão em Enfermagem, pela UNIFESP. Atuação como professora de curso Superior de Enfermagem/Saúde e Acupunturista. Teve experiências anteriores como professora de cursos técnicos e superior e como enfermeira assistencial e gestão - Unimed Sorocaba Cooperativa do Trabalho Médico, nos setores: Internações, Bloco Cirúrgico e Hemodinâmica. Pesquisadora do Grupo de Estudos Científicos em Enfermagem (GECE) desde abril de 2019. Membro da Rede Brasileira de Enfermagem em Segurança do Paciente (REBRAENSP)- Pólo Sorocaba

Leandro Aparecido Souza, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Paulista Sorocaba (2006) .Pós Graduado em Docência e Pesquisa na Área da Saúde. Pós Graduado em Unidade de Terapia Intensiva. Pós Graduado em Enfermagem do Trabalho. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Sorocaba. Atualmente é Enfermeiro Assistencial no Hospital Unimed Sorocaba. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Sorocaba.Tem experiência na área, com ênfase em UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA e EMERGENCIA.

Publicado

2021-06-22

Artículos más leídos del mismo autor/a