A percepção dos resíduos sólidos (lixo) na visão dos catadores da lixeira da Terra Dura em Aracaju, Brasil

Autores/as

  • Edmara Oliveira Mota Universidade Tiradentes
  • Mayanna Machado Freitas Universidade Tiradentes
  • Rafael dos Reis França Faculdade São Salvador

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2236-9600.2013.001.0008

Palabras clave:

Resíduos Sólidos, Impacto Ambiental, População

Resumen

Nas últimas décadas, o aumento da população aliado ao processo de urbanização desordenado e o modelo de desenvolvimento econômico foram responsáveis por uma série de impactos ambientais, onde se destaca a problemática dos resíduos sólidos urbanos. A formação de uma sociedade altamente consumista tem sido um fator importante para uma maior produção de rejeitos, que se acumulam e acabam sendo depositados em áreas muitas vezes impróprias para essa finalidade. Os resíduos sólidos representam no momento um dos grandes desafios dos gestores públicos, visto que causam danos à saúde, a higiene pública e ao meio ambiente. A cidade de Aracaju/SE enfrenta essa problemática ambiental, onde os materiais gerados pelos processos produtivos e atividades antrópicas são lançados a céu aberto. Diante desta realidade, este trabalho tem por objetivo avaliar a dinâmica dos resíduos sólidos face ao modelo de ocupação urbana, econômica, socioambiental, segundo a percepção dos diferentes níveis de vida da população do Povoado Terra Dura. A metodologia do trabalho constou de pesquisa bibliográfica e exploratória. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados observação, com registro fotográfico, e entrevista semiestruturada com catadores. Na percepção dos catadores da lixeira de Terra Dura relação aos resíduos sólidos urbanos identificaram-se três níveis e/ou personagens envolvidos na mesma: a sociedade, ou seja, a população do bairro, incluindo residentes e trabalhadores locais; o poder público e o contexto socioambiental do bairro. Dessa forma, faz-se necessário o envolvimento de agentes ambientais colaboradores e toda a população local com o objetivo de se criar laços entre os moradores e os trabalhadores locais e o seu meio ambiente, através de um trabalho de sensibilização, conscientização, e mobilização ambiental em torno dos problemas ambientais locais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edmara Oliveira Mota, Universidade Tiradentes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Tiradentes (2011). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral. Pós-graduação em Educação Ambiental pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá. Atualmente graduanda em Enfermagem pela Unit.

Mayanna Machado Freitas, Universidade Tiradentes

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes - UNIT e atualmente Graduanda em Enfermagem pela mesma Universidade.

Rafael dos Reis França, Faculdade São Salvador

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2009), Extensão Universitária na Universidade Federal da Bahia (UFBA) no Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (2009), Pós graduação em Residência em saúde do adulto e do idoso na Universidade Federal de Sergipe (UFS) no Hospital Universitário (2010-2012). Experiência como Professor Voluntário da Disciplina Estágio Supervisionado em UTI, pela Universidade Federal de Sergipe (2011-2012). Atualmente atua em consultório privado no Centro Médico do Hospital da Bahia e professor da Faculdade São Salvador, atuando na docência das seguintes disciplinas: Fisiologia Humana, Neuroanatomia, Cinesiologia, Fisioterapia aplicada à Dor e Reumatologia. Temas de interesse: Disfunções do movimento e intervenções em dor musculoesquelética. Fisioterapia hospitalar, discussões sobre raciocínio clínico multiprofissional e suas implicações na integração funcional do paciente.

Publicado

2013-05-21

Artículos más leídos del mismo autor/a