Efeito do Lian Gong Shi Ba Fa na condição dolorosa de trabalhadores de um serviço administrativo

Autores

  • Kátia Nunes Sá Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Jessica Bahia Modesto Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Rafael dos Reis França Faculdade de Tecnologia e Ciências
  • Gilberto Antônio da Costa Júnior União Metropolitana de Educação e Cultura
  • Edmara Oliveira Mota Universidade Tiradentes
  • Mayanna Machado Freitas Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2236-9600.2014.001.0003

Palavras-chave:

Dor, Atividade Física, Qi Gong

Resumo

As condições dolorosas relacionadas ao trabalho são frequentes e atingem cerca de 70% dos trabalhadores. Atividade física regular pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar as condições para o sistema musculoesquelético. Programas de exercícios terapêuticos chineses são utilizados por milhares de pessoas, porém poucos estudos avaliaram seu efeito sobre trabalhadores de serviços administrativos em uma população ocidental. O objetivo do presente artigo foi avaliar o efeito do exercício terapêutico chinês Lian Gong Shi Ba Fa na condição dolorosa de trabalhadores de um serviço administrativo. Foi realizado um ensaio clínico analítico tendo como amostra 48 trabalhadores de um serviço administrativo. Foi utilizado o Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares (QNMQ) e a escala visual analógica (EVA) associada à algometria de pressão. O programa de exercícios consiste em 18 exercícios realizados em 15 minutos, 2 vezes na semana e implementado em um período de 1 mês. O teste de Wilcoxon foi aplicado para verificar se houve alteração no EVA e na Algometria e correlacionar com a idade, sexo e tempo de serviço. Foi considerado significante p<0,05 para um intervalo de confiança de 95%. Verificou-se uma diferença estatisticamente significante entre as medidas de EVA e da algometria em todas as análises. Observou-se que mulheres apresentaram melhores resultados com o programa. Com o presente estudo pôde-se concluir que Lian Gong Shi Ba Fa fornece bases para a intervenção em trabalhadores do serviço administrativo, o que contribui para o reconhecimento de técnicas resolutivas de tratamento da dor neste grupo específico de trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Nunes Sá, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

A professora Katia Nunes Sá é graduada em Fisioterapia pela Sociedade Universitária Augusto Motta (SUAM/RJ - 1990), especializada em docência superior pela Faculdade Béthencourt da Silva (FABES/RJ - 1993), doutora em Medicina e Saúde Humana pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP - 2008). Atua como docente em cursos de Fisioterapia desde 1994 e no mestrado/doutorado desde 2010. Atualmente é professora adjunta da EBMSP e da Universidade Católica do Salvador (UCSal). Atuou como coordenadora de pós-graduação e pesquisa (cargo equivalente ao de pró-reitora) na EBMSP de 2008 a 2014. Neste cargo, realizou diversas ações de gestão acadêmica com elevado impacto no desenvolvimento do setor, representando inclusive todas as instituições particulares de ensino superior do Brasil no Diretório Nacional do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação. É responsável pelo Núcleo de Comunicação Científica da EBMSP. Já concluiu a orientação de um doutor, sete mestres, 11 bolsistas de iniciação científica e 42 trabalhos de TCC. Atualmente possui oito fisioterapeutas orientandos (três doutorandos e cinco mestrandos) em programas stricto sensu e dois bolsistas de iniciação (FAPESB e CNPq). Possui 49 artigos completos publicados, com 212 citações, índice h sete e índice i10 cinco no Google Acadêmico. Foi bolsista de inovação tecnológica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e de produtividade em pesquisa pela Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior das Particulares (FUNADESP). Lidera um grupo de pesquisa cadastrado no CNPq, certificado pela EBMSP (Dinâmica do Sistema Neuromusculoesquelético) que existe desde 2004, com participação em programas de educação tutorial (PET), projetos e programas de pesquisa em Fisioterapia. Deste grupo participam dez pesquisadores e mais de 60 alunos de doutorado, mestrado e graduação. Coordena e participa de diversos projetos de pesquisa contemplados em editais de fomento à pesquisa pela FAPESB, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela International Association for Study of Pain (IASP) e de eventos científicos nacionais e internacionais na área do estudo da dor em diferentes populações, incluindo indivíduos com HTLV-1. É revisora de diversos periódicos nacionais e internacionais e editora chefe e idealizadora da Revista Pesquisa em Fisioterapia (www.bahiana.edu.br/revistas/fisioterapia). Tem sido convidada a participar de bancas de defesa em diferentes programas; consultora ad hoc de agências de fomento; e para ministrar cursos e conferências sobre os temas de pesquisa em Fisioterapia e de Comunicação Científica.

Jessica Bahia Modesto, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Fisioterapeuta formada pela Escola Bahiana De Medicina e Saúde Pública, pós-graduada em Acupuntura pela Unisaúde/ CenterFisio-IMES, pós-graduada em Pilates pela FSBA, estudante de Medicina da Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC, Salvador, BA . Realizou durante o período acadêmico em Fisioterapia monitoria de Cinesiologia e de Fundamentos de Fisioterapia I, bem como promoveu aulas demonstrativas sobre exercícios terapêuticos chineses (Qi Gong), durante o período de 2005 à 2007. Participou de cursos sobre Medicina Tradicional Chinesa, nas áreas de Acupuntura e Exercícios terapêuticos Chineses. Foi bolsista da Fapesb com o projeto Efeito do Lian Gong Shi Ba Fa na condição dolorosa de trabalhadores de um serviço administrativo. Atualmente é membro da Liga de Emergência e Trauma (LAET) e realiza estágio extra-curricular no Instituto de Medicina Legal.

Rafael dos Reis França, Faculdade de Tecnologia e Ciências

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2009), Extensão Universitária na Universidade Federal da Bahia (UFBA) no Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (2009), Pós graduação em Residência em saúde do adulto e do idoso na Universidade Federal de Sergipe (UFS) no Hospital Universitário (2010-2012). Experiência como Professor Voluntário da Disciplina Estágio Supervisionado em UTI, pela Universidade Federal de Sergipe (2011-2012). Atuou como docente na Faculdade São Salvador(2012-2014) e UNIME (2014-2015). Atualmente atua no Hospital Português da Bahia. Temas de interesse: Disfunções do movimento e intervenções em dor musculoesquelética. Fisioterapia hospitalar, discussões sobre raciocínio clínico multiprofissional e suas implicações na integração funcional do paciente.

Gilberto Antônio da Costa Júnior, União Metropolitana de Educação e Cultura

Fisioterapeuta graduado pela União Metropolitana para Desenvolvimento da Educação e Cultura (UNIME), pós graduado em Terapia Manual e Postural (CESUMAR), pós graduado em Quiropraxia pelo Physion/FCV, formação internacional em Terapia Manual - MCMT (Mastery Certification in Manual Therapy) pelo Hand's On Seminars / Instituto Physion de Ensino em Saúde. Trabalha na Real Sociedade Portuguesa de Beneficiência Dezesseis de Setembro (Hospital Português), Salvador, BA. Atua como organizador de cursos de educação continuada com ênfase em quiropraxia, manipulação/mobilização articular e no manejo conservador da dor junto ao Instituto Physion de Ensino em Saúde. Tem participado de cursos na área de terapia manual e ortopedia e ministrado palestras sobre estes temas em hospitais, clínicas e universidades.

Edmara Oliveira Mota, Universidade Tiradentes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Tiradentes (2011). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral. Pós-graduação em Educação Ambiental pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá. Atualmente graduanda em Enfermagem pela Unit.

Mayanna Machado Freitas, Universidade Tiradentes

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes - UNIT e atualmente Mestranda em Saúde e Ambiente pela mesma Universidade.

Downloads

Publicado

2015-09-02

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)