A percepção dos resíduos sólidos (lixo) na visão dos catadores da lixeira da Terra Dura em Aracaju, Brasil

Autores

  • Edmara Oliveira Mota Universidade Tiradentes
  • Mayanna Machado Freitas Universidade Tiradentes
  • Rafael dos Reis França Faculdade São Salvador

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2236-9600.2013.001.0008

Palavras-chave:

Resíduos Sólidos, Impacto Ambiental, População

Resumo

Nas últimas décadas, o aumento da população aliado ao processo de urbanização desordenado e o modelo de desenvolvimento econômico foram responsáveis por uma série de impactos ambientais, onde se destaca a problemática dos resíduos sólidos urbanos. A formação de uma sociedade altamente consumista tem sido um fator importante para uma maior produção de rejeitos, que se acumulam e acabam sendo depositados em áreas muitas vezes impróprias para essa finalidade. Os resíduos sólidos representam no momento um dos grandes desafios dos gestores públicos, visto que causam danos à saúde, a higiene pública e ao meio ambiente. A cidade de Aracaju/SE enfrenta essa problemática ambiental, onde os materiais gerados pelos processos produtivos e atividades antrópicas são lançados a céu aberto. Diante desta realidade, este trabalho tem por objetivo avaliar a dinâmica dos resíduos sólidos face ao modelo de ocupação urbana, econômica, socioambiental, segundo a percepção dos diferentes níveis de vida da população do Povoado Terra Dura. A metodologia do trabalho constou de pesquisa bibliográfica e exploratória. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados observação, com registro fotográfico, e entrevista semiestruturada com catadores. Na percepção dos catadores da lixeira de Terra Dura relação aos resíduos sólidos urbanos identificaram-se três níveis e/ou personagens envolvidos na mesma: a sociedade, ou seja, a população do bairro, incluindo residentes e trabalhadores locais; o poder público e o contexto socioambiental do bairro. Dessa forma, faz-se necessário o envolvimento de agentes ambientais colaboradores e toda a população local com o objetivo de se criar laços entre os moradores e os trabalhadores locais e o seu meio ambiente, através de um trabalho de sensibilização, conscientização, e mobilização ambiental em torno dos problemas ambientais locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmara Oliveira Mota, Universidade Tiradentes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Tiradentes (2011). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral. Pós-graduação em Educação Ambiental pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá. Atualmente graduanda em Enfermagem pela Unit.

Mayanna Machado Freitas, Universidade Tiradentes

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes - UNIT e atualmente Graduanda em Enfermagem pela mesma Universidade.

Rafael dos Reis França, Faculdade São Salvador

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2009), Extensão Universitária na Universidade Federal da Bahia (UFBA) no Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (2009), Pós graduação em Residência em saúde do adulto e do idoso na Universidade Federal de Sergipe (UFS) no Hospital Universitário (2010-2012). Experiência como Professor Voluntário da Disciplina Estágio Supervisionado em UTI, pela Universidade Federal de Sergipe (2011-2012). Atualmente atua em consultório privado no Centro Médico do Hospital da Bahia e professor da Faculdade São Salvador, atuando na docência das seguintes disciplinas: Fisiologia Humana, Neuroanatomia, Cinesiologia, Fisioterapia aplicada à Dor e Reumatologia. Temas de interesse: Disfunções do movimento e intervenções em dor musculoesquelética. Fisioterapia hospitalar, discussões sobre raciocínio clínico multiprofissional e suas implicações na integração funcional do paciente.

Downloads

Publicado

2013-05-21

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)