Análise dos efeitos de forma sistêmica da aplicação dérmica do óleo essencial da Alpinia zerumbet (Zingiberaceae) em camundongos (Mus musculos) adultos

Autores

  • Janaína Farias Cândido Universidade Tiradentes
  • Mayanna Machado Freitas Universidade Tiradentes
  • Fernanda Emeliana Nunes Santos Universidade Tiradentes
  • Tássia Virgínia de Carvalho Oliveira Universidade Tiradentes
  • Edna Farias Aragão Cândido Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2236-9600.2013.002.0007

Palavras-chave:

Alpinia zerumbet, Óleo Essencial, Triagem Farmacológica

Resumo

A medicina popular é uma terapêutica milenar, onde nos primórdios, indígenas e curandeiros dominavam estes conhecimentos. A Alpinia zerumbet é um exemplar nordeste alvo de muitas pesquisas. Nos dias atuais a mesma é bem utilizada por grande parte da população. A triagem farmacológica comportamental é considerada um dos primeiros passos para pesquisar ação de drogas ou extratos de plantas. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de forma sistêmica da aplicação dérmica do óleo essencial da Alpinia zerumbet, Zingiberaceae, em camundongos (Mus musculos) adultos. A pesquisa consistiu em um estudo analítico do tipo experimental e observacional onde foi utilizada uma triagem farmacológica avaliada estatisticamente pelo teste ANOVA ONE-WAY e o pós-teste de Bartlett's, com comparação dos grupos tratados com doses de 0,5, 5,5 e 8,3µl com o controle, levando assim em consideração valores significativos com p<0,05. Diante dos escores observados obteve-se apenas resultados significativos em ambulação aumentada e diminuída, levantar, autolimpeza e movimentação intensa das vibrissas. Conclui-se assim que Alpinia zerumbet apresenta uma ação depressora na atividade do sistema nervoso central.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Farias Cândido, Universidade Tiradentes

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes (2011). Mestranda em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes (2013- atualmente). Tem experiência na área de Fisioterapia Neurológica e Ortopédica em atendimento domiciliar (2011 - atualmente). Participou de 4 iniciações científicas na área de Biotecnologia atuando principalmente em pesquisas nos seguintes temas: espasticidade, rugas faciais, óleo essencial e Alpinia speciosa schum (Alpinia zerumbet) e monitora da disciplina Exercícios Terapêuticos.

Mayanna Machado Freitas, Universidade Tiradentes

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes - UNIT e atualmente Mestranda em Saúde e Ambiente pela mesma Universidade.

Tássia Virgínia de Carvalho Oliveira, Universidade Tiradentes

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes (2009/2). Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Traumato-ortopédica, geriatria e UTI. Possui pós-graduação pela Universidade Gama Filho (2011) em Ortopedia e Traumatologia e em Educação em Saúde para preceptores do SUS pelo Sírio Libanês. É mestre em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes - UNIT. Trabalhou como Professora substituta na Universidade Federal de Sergipe onde lecionou o estágio supervisionado em Ortopedia e Traumatologia, UTI e a disciplina de Hidrocinesioterapia. Atualmente é funcionária do Hopital de Urgências de Segipe - HUSE e professora Assistente I da Universidade Tiradentes dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição e Educação Física.

Edna Farias Aragão Cândido, Universidade Tiradentes

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual da Paraíba (1986), Especialização em Neurologia pela Universidade Estadual da Paraíba (1995), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2006) e desde setembro de 2010 é Doutora em Biotecnologia pela Rede Nordeste em Biotecnologia - Renorbio. Foi Coordenadora Adjunta de 1996 à 2007, e atualmente é Professora Titular I no Curso de Fisioterapia da Universidade Tiradentes/SE desde 2010, além de participar do Programa Strito Sensu no Mestrado e Doutorado em Saúde e Ambiente da referida universidade. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Neurologia adulto e infantil, além de ser treinada na Classificação Internacional de Funcionalidade e Incapacidade (CIF) com responsabilidade em divulgar e treinar professores e alunos da Universidade Tiradentes. Atua principalmente nos seguintes temas: Síndrome Piramidal e alteração tônica. Vem realizando pesquisas em Biotecnologia, sendo pesquisadora do Laboratório de Estudos Biológicos e Produtos Naturais do Instituto de Tecnologia e Pesquisa de Sergipe (ITP-SE), onde os recursos naturais vem sendo estudados como recursos auxiliares à fisioterapia. Tem como objetivo nesta linha de pesquisa, buscar desenvolver recursos naturais na melhoria da saúde e na qualidade de vida de seres humanos. Em outubro de 2009 tem registro de patente nacional como inventora do produto "Composição farmacêutica e seu uso" com nº de inscrição no INPI 5360047501021950. E em setembro de 2010 tem registro de patente internacional como inventora do produto "Composição farmacêutica e seu uso" com inscrição no Patent Cooperation Treaty de nº PCT/BR/2010/000285, que geraram transferência tecnológicas para indústria farmacêutica brasileira em fitoterápicos.

Downloads

Publicado

2014-01-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>