Ação do óleo essencial da Alpinia speciosa Schum no tratamento da fibrose pulmonar: estudo de caso

Autores

  • Giselle Santana Dosea Universidade Tiradentes
  • Lílian Reis Franco Universidade Tiradentes
  • Edna Aragão Farias Cândido Universidade Tiradentes
  • Lucas de Assis Pereira Cacau Universidade Tiradentes
  • Tássia Virginia de Carvalho Oliveira Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2236-9600.2013.002.0005

Palavras-chave:

Alpinia speciosa Schum, Fibrose Pulmonar, Óleo Essencial

Resumo

A Fibrose Pulmonar (FP) é uma patologia restritiva causada por uma inflamação do trato respiratório inferior, com consequente acúmulo de tecido fibrótico e feixes de miofibroblastos. O óleo essencial Alpinia speciosa Schum (OEASS) atua no sistema respiratório como um agente dilatador e antiinflamatório. O objetivo do estudo foi avaliar o efeito do OEASS via inalatória, na reabilitação de um portador de FP. O estudo contou com a participação de um indivíduo tratado com Cinesioterapia Respiratória associada à nebulização com OEASS. O resultado mostrou aumento estatisticamente significante (p< 0,05) da saturação parcial de oxigênio, além de melhora da Capacidade Inspiratória, Fluxo Expiratório, Volume Corrente e aumento na distância percorrida no Teste de Caminhada de 6 minutos. Porém serão necessários maiores estudos para o esclarecimento do real efeito do OEASS no trato respiratório inferior. Sugere-se a realização de pesquisas histológicas para maior compreensão dos efeitos do 1,8 cineol e terpene-4-ol na área alveolar fibrosada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselle Santana Dosea, Universidade Tiradentes

Mestranda em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes, possui graduação em fisioterapia pela Universidade Tiradentes (2010), especialização em Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Desportiva pela Faculdade Inspirar(2011), Especialização em Gestão em Saúde Pública e da Família pela Universidade Tiradentes (2012), formação em Método Pilates pela Pysioserv e formação em Quiropraxia pela Faculdade Inspirar-PR. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa Gestão Socioeducacional e Formação do Professor (GPGFOP/Cnpq/Unit) e atua como fisioterapeuta da Associação Brasileira de Alzheimer e Doenças Similares - Regional Sergipe, e da Prefeitura Municipal de Santo Amaro das Brotas-SE.

Lílian Reis Franco, Universidade Tiradentes

Possui graduação em fisioterapia pela Universidade Tiradentes(2009).

Edna Aragão Farias Cândido, Universidade Tiradentes

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual da Paraíba (1986), Especialização em Neurologia pela Universidade Estadual da Paraíba (1995), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2006) e desde setembro de 2010 é Doutora em Biotecnologia pela Rede Nordeste em Biotecnologia - Renorbio. Foi Coordenadora Adjunta de 1996 à 2007, e atualmente é Professora Titular I no Curso de Fisioterapia da Universidade Tiradentes/SE desde 2010, além de participar do Programa Strito Sensu no Mestrado e Doutorado em Saúde e Ambiente da referida universidade. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Neurologia adulto e infantil, além de ser treinada na Classificação Internacional de Funcionalidade e Incapacidade (CIF) com responsabilidade em divulgar e treinar professores e alunos da Universidade Tiradentes. Atua principalmente nos seguintes temas: Síndrome Piramidal e alteração tônica. Vem realizando pesquisas em Biotecnologia, sendo pesquisadora do Laboratório de Estudos Biológicos e Produtos Naturais do Instituto de Tecnologia e Pesquisa de Sergipe (ITP-SE), onde os recursos naturais vem sendo estudados como recursos auxiliares à fisioterapia. Tem como objetivo nesta linha de pesquisa, buscar desenvolver recursos naturais na melhoria da saúde e na qualidade de vida de seres humanos. Em outubro de 2009 tem registro de patente nacional como inventora do produto "Composição farmacêutica e seu uso" com nº de inscrição no INPI 5360047501021950. E em setembro de 2010 tem registro de patente internacional como inventora do produto "Composição farmacêutica e seu uso" com inscrição no Patent Cooperation Treaty de nº PCT/BR/2010/000285, que geraram transferência tecnológicas para indústria farmacêutica brasileira em fitoterápicos.

Lucas de Assis Pereira Cacau, Universidade Tiradentes

Fisioterapeuta pela Universidade Católica de Petrópolis-RJ (2003), Especialista em Terapia Intensiva pela Assobrafir, Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela UCB-RJ, Mestrado e Doutorado (em andamento) pela UFS-SE. Atualmente Professor do curso de Fisioterapia da UNIT-SE e Fisioterapeuta Intensivista do Hospital Primavera-SE.

Tássia Virginia de Carvalho Oliveira, Universidade Tiradentes

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes (2009/2). Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Traumato-ortopédica, geriatria e UTI. Possui pós-graduação pela Universidade Gama Filho (2011) em Ortopedia e Traumatologia e em Educação em Saúde para preceptores do SUS pelo Sírio Libanês. É mestre em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes - UNIT. Trabalhou como Professora substituta na Universidade Federal de Sergipe onde lecionou o estágio supervisionado em Ortopedia e Traumatologia, UTI e a disciplina de Hidrocinesioterapia. Atualmente é funcionária do Hopital de Urgências de Segipe - HUSE e professora Assistente I da Universidade Tiradentes dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição e Educação Física.

Downloads

Publicado

2014-01-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>