Intervenção fisioterapêutica com suporte parcial de peso em indivíduos pós-ave: revisão sistemática

Autores

  • Diogo Costa Garção Universidade Federal de São Carlos
  • Juliana Martins Sobral Universidade Federal de Sergipe
  • Júlio Cezar Dantas Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Vanessa Brenha Duailibe Mendonça Universidade Federal de Sergipe
  • Lucas Silva Rezende Universidade Federal de Sergipe
  • Mylena Maria Salgueiro Santana Universidade Federal de Sergipe
  • Patrícia Almeida Fontes Universidade Tiradentes
  • Tássia Virginia de Carvalho Oliveira Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2236-9600.2017.001.0001

Palavras-chave:

Suspensão de Peso Corporal, Body Weight Suspension, Derrame, Stroke, Esteira, Treadmill, Reabilitação, Rehabilitation

Resumo

Objetivo: Revisar sistematicamente a eficácia do suporte parcial de peso no paciente hemiparético após Acidente Vascular Encefálico. Material e Métodos: Realizou-se levantamento de bibliografia nas bases de dados PubMed, Scielo, Science Direct e Bireme, publicadas a partir de 1998 até 2010, no qual os onze itens descritos na Escala PEDro foram utilizados como  critérios de classificação dos artigos. Essa pesquisa foi realizada em maio e perdurou até setembro de 2010. Resultados: Houve evidência significativa na melhora da resistência, do equilíbrio, da evolução, da habilidade e da velocidade da marcha dos pacientes hemiparéticos pós-AVE subagudo e crônico. Conclusão: A utilização dos programas de treino de marcha com o suporte parcial de peso corporal mostrou-se eficaz em boa parte dos artigos avaliados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Costa Garção, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes (2005), especialização em Intervenção em Neuropediatria pela Universidade Federal de São Carlos (2007), mestrado (2009) e doutorado (2013) em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professor Adjunto I do Departamento de Morfologia da Universidade Federal de Sergipe (Campus São Cristovão) e tem experiência na área de Neurologia e Neuropediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento motor, reabilitação motora, instumentos de avaliação, paralisia cerebral, biomecânica, eletromiografia, motricidade, neuroanatomia, anatomia sistêmica, anatomia do aparelho locomotor, plasticidade neural e recuperação funcional.

Júlio Cezar Dantas Santos, Universidade Federal de Sergipe

Fisioterapeuta pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Pós graduado em Reabilitação através do Pilates pelo Health Institute Brazil (HIB), Pós graduando em osteopatia pela Escuela de Ostepatia de Madrid.

Vanessa Brenha Duailibe Mendonça, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Sergipe (2011), atualmente com especialização em andamento em Pilates e Acupuntura. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em ortopedia e cardiorespiratória.

Lucas Silva Rezende, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação pela Universidade Federal de Sergipe(2011). Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Mylena Maria Salgueiro Santana, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe. Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe. Professora colaboradora do Departamento de Fisioterapia - Campus de São Cristóvão - da disciplina de Biomecânica II.Professora da disciplina de Fisioterapia Buco-Maxilo-Facial da Faculdade Maurício de Nassau (Campus de Aracaju). Especialista em Reeducação Postural Global pelo método Souchard. Pós-graduada em Fisioterapia Traumato-ortopédica com ênfase em Pilates e Terapia Manual

Patrícia Almeida Fontes, Universidade Tiradentes

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes (1999), Pós Graduada em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento ( USP, 2001), Pós graduada e Reabilitação ( UNCISAL, 2011), Mestranda em Educação Física (2016)Sócia Gerente da CIFISIO, Fisioterapeuta da Longevittá, Fisioterapeuta da Equipe Multidisciplinar do Espaço Ativo -Geriatria Integrada), Professora adjunta da Universidade Tiradentes. Com experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em: Geriatria, Treinamento Resistido no Idoso, Exercício Físico na Terceira Idade, Idosos Institucionalizados, Fisioterapia Ocupacional, Ergonomia,Saúde do trabalhador, Ortopedia e traumatologia e Reumatologia. 

Tássia Virginia de Carvalho Oliveira, Universidade Tiradentes

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes (2009/2). Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Traumato-ortopédica, geriátrica e UTI. É especialista pelo Conselho federal de Fisioterapia (COFFITO) em Fisioterapia Traumato Ortopédica (2015), possui pós-graduação pela Universidade Gama Filho-RJ (2011) em Ortopedia e Traumatologia, é pós-graduada em Educação em Saúde para preceptores do SUS (método PBL) pelo Sírio Libanês-SP. É mestre em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes - UNIT. Trabalhou como Professora substituta na Universidade Federal de Sergipe onde lecionou o estágio supervisionado em Ortopedia e Traumatologia, UTI e a disciplina de Hidrocinesioterapia. Atualmente é doutoranda do curso de Saúde e Ambiente da Universidade Tiradentes - UNIT/SE, funcionária do Hospital de Urgências de Segipe - HUSE, professora do IFS-SE (pronatec), professora Adjunta I da Universidade Tiradentes dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Biomedicina e Tutora do curso de medicina (PBL) e professora do morfofuncional da medicina.

Downloads

Publicado

2017-08-16

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>