Covid-19: perfil clínico e epidemiológico de pacientes atendidos em uma unidade laboratorial de Maceió/AL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.001.0004

Palabras clave:

COVID-19, Epidemiologia, Sorologia, Comorbidade

Resumen

Em dezembro de 2019, em Wuhan, China, foram relatados casos de uma pneumonia de causa desconhecida com frequência mais alta que o normal. Os laboratórios locais descobriram que se tratava de uma infecção causada por uma nova cepa de vírus, da família Coronaviridae, mais conhecido como coronavírus, recebendo o nome de Síndrome Respiratória Aguda Grave do Coronavírus 2 (SARS-COV-2). O presente trabalho tem por objetivo descrever o perfil clínico e epidemiológico de pacientes que apresentaram sorologia positiva de COVID-19 atendidos em uma unidade laboratorial de Maceió/AL e avaliar os dados obtidos com a literatura para auxiliar no conhecimento e combate à doença, observando variáveis como faixa etária, sexo, comorbidades pré-existentes e sintomas apresentados. Os dados foram obtidos por consultas nos registros pertencentes ao arquivo eletrônico da unidade laboratorial do município de Maceió-AL, no período compreendido entre abril de 2020 a agosto de 2020. Dos pacientes que realizaram sorologia para COVID-19 no período avaliado, 41,9% da faixa etária de 31-50 anos, foram do sexo masculino e 22,1% foram do sexo feminino da mesma faixa etária, sendo a maior prevalência o sexo masculino. Com a análise detalhada dos dados foi possível verificar uma relação entre a idade e a prevalência da infecção viral nessa mesma faixa etária, e concluiu-se que estão diretamente proporcionais à idade e possíveis comorbidades pré-existentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabíola de Almeida Brito, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002), mestrado (2004) e doutorado (2008) em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz. Pós doutorado no Instituto de Tecnologia em Fármacos- FarManguinhos (Fiocruz). Tem experiência na área de imunofarmacologia de produtos naturais e seus derivados bem como no desenvolvimento de fitomedicamentos. Atua principalmente nos seguintes temas: Inflamação, alergia, ativação e migração celular e atividade biológica de produtos naturais e/ou nanoestruturados nestes processos.Pós-doutorado em nanotecnologia pela Universidade Federal de Alagoas. Foi docente do Mestrado em Análises de Sistema Ambientais - atuando em pesquisa sobre Saúde e Meio Ambiente. Especialista em Cosmetologia e Estética (2022).

Márcia Raquel Cedrim Vieira, Faculdade do Norte do Paraná

Possui graduação em Biomedicina (2005) e especialização em Análises Clínicas(2007) pelo Centro Universitário CESMAC, mestrado profissional em Saúde Coletiva e Gestão Hospitalar (2016). Atualmente é Biomédica e Diretora Comercial do CLINLAB - Laboratório de Análises Clínicas e LABOAL - Laboratório de Diagnóstico de Alagoas. Tem experiência na áreas de Análises Clínicas, Biossegurança, Empreendedorismo, Saúde Ocupacional, Hematologia, Gestão de Serviços de Saúde. 

Evelin Aparecida Batista de Oliveira , Faculdade Estácio de Alagoas

Doutoranda em Biotecnologia na Saúde Humana e Animal (PPGBiotec); Mestra em Biotecnologia na Saúde Humana e Animal (PPGBiotec). Fisioterapeuta do Hospital do Coração de Alagoas desempenando funções nas áreas de UTI Adulto, Pediátrico e Unidades de Internação. Possui Graduação em Fisioterapia pela UNCISAL, Título de especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva adulto pela ASSOBRAFIR e Especialização em Fisioterapia Cardiopulmonar. Coordenadora do curso de Graduação de Fisioterapia da Faculdade Estácio de Alagoas e dos cursos de Pós-graduação de Fisioterapia Intensiva, Fisioterapia em Traumatoortopedia com Ênfase em Terapia Manual e Cosmetologia e Estética Avançada.

Tamires Alves do Nascimento , Faculdade Estácio de Alagoas

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Alagoas (2016) e mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Alagoas (2018). Doutoranda do Programada de Pós Graduação RENORBIO. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Tecnologia Farmacêutica. 

Publicado

2023-06-19

Artículos más leídos del mismo autor/a