Farmacologia aplicada a sialorreia: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.001.0001

Palavras-chave:

Excesso salivar, Neurologia, Farmacologia Aplicada

Resumo

A sialorreia, salivação excessiva, ocasiona impacto na saúde e na qualidade de vida dos pacientes acometidos. Devido a isso, no decorrer dos anos, surgiram medidas terapêuticas alternativas tais como drogas anticolinérgicas, bem como cirurgia, e atualmente, o uso da toxina botulínica, demostrou resultados positivos nos pacientes. Objetivou-se realizar uma revisão integrativa dos tratamentos farmacológicos aplicados a sialorreia pulicados nos últimos dez anos, bem como analisar os benefícios decorrentes desses tratamentos. Em conclusão, as intervenções farmacológicas demonstraram eficácia e segurança no tratamento da sialorreia em pacientes com doenças neurológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Carolina de Dantas, Faculdade Estácio de Alagoas

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade Alagoana de Administração (2007). Mestra em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Alagoas. Pesquisadora no Grupo de Morfologia Aplicada e Saúde- CNPQ. Pós-Graduada em fisioterapia cardiorrespiratória pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas-UNCISAL. Pós-Graduada em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família-- UNIVIRTUS. Docente na Faculdade Estácio de Alagoas. Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa. Fisioterapeuta do Hospital de Emergência Daniel Hoully- Arapiraca/AL. Fisioterapeuta da Santa Casa de Misericórdia de Maceio Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em Fisioterapia cardiorrespiratória, Fisioterapia na Unidade de Terapia Intensiva, Saúde da Família e docência do Ensino superior. 

Vanessa Souza Lima, Universidade Federal de Alagoas

Fisioterapeuta, professora, participante do grupo de pesquisa morfologia aplicada à saúde. Doutoranda em Ciências da Saúde - UFAL (Início - 2022); Mestra em Nutrição Humana pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL(2016), Especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2013), Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL(2011) e Tecnóloga em Desporto e Lazer pelo Instituto Federal de Alagoas - IFAL(2006). 

 

Clisivaldo Oliveira de Omena, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Ciências da Saúde pelo PPGCS - UFAL. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas (1999) e especialização em Fisiologia do Esforço aplicada ao Treinamento e a Saúde pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas-ECMAL, atual UNCISAL(2003), graduado em Enfermagem pela Universidade Paulista (2022), com especialização em Enfermagem Oncológica e Saúde e Segurança no Trabalho pela faculdade FAVENI (2021). Atualmente é professor substituto de Educação Física e Esportes do Instituto Federal de Alagoas, onde já atuou desde 2009 até 2016, é professor da rede pública estadual de Alagoas desde 2001, onde desenvolveu suas ações como coordenador de Esportes e Educador Social no Programa Integração AABB Comunidade Maceió até 2022. Também foi professor titular I do Centro de Ensino Superior de Maceió-CESMAC e foi professor do Instituto Batista de Ensino Superior de Alagoas de 2004 a 2010. Ministra cursos de formação profissional em diversas áreas e trabalha com gestão de pessoas. Acupunturista com atuação em laser e eletroacupuntura. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Jogos Cooperativos, Ginástica, Metodologia do Ensino Superior, Gestão de pessoas, Gestão pública, Desenvolvimento de Equipes, Planejamento Estratégico, Atividade para Promoção da Saúde e Psicomotricidade.

 

Bárbara Fernanda Nunes de Albuquerque, Faculdade Estácio de Alagoas

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (2009) com formação generalista nas áreas de audiologia clínica, audiologia ocupacional, audiologia educacional, motricidade orofacial, voz, linguagem, saúde coletiva, fonoaudiologia escolar, hospitalar, neonatal e indicação e adaptação de aparelhos de amplificação sonora individual. Estagio obrigatório em todas as áreas citadas somando um total de 1240 horas. Especialização em Audiologia pela Faculdade Integrada Tiradentes - FITS (2012). Especialização e Motricidade Orofacial com ênfase em Fonoaudiologia Hospitalar. Fonoaudióloga no quadro efetivo da Prefeitura Municipal de Arapiraca, fonoaudióloga do Hospital de Emergência Dr. Daniel Houly.

 

Evelin Aparecida Batista de Oliveira, Faculdade Estácio de Alagoas

Doutoranda em Biotecnologia na Saúde Humana e Animal (PPGBiotec); Mestra em Biotecnologia na Saúde Humana e Animal (PPGBiotec). Fisioterapeuta do Hospital do Coração de Alagoas desempenando funções nas áreas de UTI Adulto, Pediátrico e Unidades de Internação. Possui Graduação em Fisioterapia pela UNCISAL, Título de especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva adulto pela ASSOBRAFIR e Especialização em Fisioterapia Cardiopulmonar. Coordenadora do curso de Graduação de Fisioterapia da Faculdade Estácio de Alagoas e dos cursos de Pós-graduação de Fisioterapia Intensiva, Fisioterapia em Traumatoortopedia com Ênfase em Terapia Manual e Cosmetologia e Estética Avançada.

 

Publicado

2023-06-19

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)