Alterações do antígeno prostático específico em pacientes do 4º distrito de saúde de Maceió/AL
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.001.0014Palavras-chave:
Câncer de próstata, Antígeno Prostático Específico (PSA), Hiperplasia prostáticaResumo
A próstata é um órgão alvo de várias doenças comuns que podem afetar a fertilidade masculina em diferentes idades. As doenças prostáticas podem afetar jovens e idosos. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o Câncer de próstata é o segundo mais prevalente no sexo masculino, sendo a sexta causa de morte mais frequente entre a população masculina mundial. A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino, localizada na parte baixa do abdômen e produz parte do sêmen. O presente trabalho tem por objetivo monitorar os valores de Antígeno Prostático Específico (PSA) em usuários do SUS, atendidos em um laboratório da cidade de Maceió-Alagoas, realizando uma análise retrospectiva e correlacionando as alterações séricas com a faixa etária. Os dados foram obtidos por consultas nos registros pertencentes ao arquivo eletrônico da unidade laboratorial, com a devida autorização dos responsáveis pelo laboratório no período entre outubro de 2019 a agosto de 2020, totalizando 606 pacientes. Foram obtidos os seguintes parâmetros: a idade, a quantificação do PSA livre e total de cada paciente, além da relação entre estes. Com a análise detalhada dos dados foi possível verificar uma relação entre a idade e as alterações prostáticas, concluiu-se que as alterações prostáticas estão diretamente proporcionais com a idade, sendo prevalente idades superiores a 60 anos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.