Estudo da eficiência de pavimentos permeáveis: análise da permeabilidade e das propriedades mecânicas
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.003.0032Palavras-chave:
Concreto autodrenante, Resistência, AplicabilidadeResumo
Nos últimos tempos, as cidades têm apresentado crescimento acelerado que muitas vezes ocorre sem um planejamento adequado, resultando na ocupação inadequada do solo e provocando diversos problemas socioambientais, dentre eles as enchentes. Tecnologias têm sido desenvolvidas para minimizar tais impactos devido a impermeabilização do solo, como é o caso do pavimento permeável de concreto, que apresenta uma solução no auxílio dos sistemas de drenagem urbana. Torna-se necessário verificar a eficiência desse material baseado nos estudos sobre suas características físicas e nas suas condições de aplicação. No Brasil, embora já exista uma norma que especifique as características exigidas para a utilização desse pavimento, ainda não há um estudo aprofundado sobre a dosagem que permite que as peças de concreto cumpram as imposições. Diante disso, a seguinte proposta objetivou testar diferentes traços para confecção de um concreto permeável e verificar suas características quanto à resistência mecânica e à permeabilidade. Foram estabelecidas como variáveis de controle: 2 variações de granulometria de brita (a mistura entre os tamanhos 9,5mm e 19mm, e apenas a 19mm) e 3 variações de porcentagem de agregado miúdo (0%, 5% e 10%). Para realização do estudo foram confeccionados corpos de prova cilíndricos e prismáticos, que foram ensaiados conforme NBR’s específicas. A partir dos resultados obtidos constatou-se que o traço com melhor resistência mecânica foi o traço 1, moldado com a mistura entre as britas 0 e 1, apresentando apenas 5% do agregado miúdo calculado em sua composição; porém, mesmo obtendo os melhores resultados, o valor mínimo de resistência a compressão axial não foi atingido. Quanto a permeabilidade, todos os traços apresentaram bons resultados. Os traços 1 e 3 (ambos com areia na composição) se apresentaram como os mais adequados para utilização em passeios urbanos, pisos internos, praças, quadras poliesportivas descobertas, ciclovias e até mesmo estacionamentos de veículos leves devido a boa permeabilidade, mas ainda não foram considerados aptos para utilização em pavimentos liberados ao tráfego de veículos.
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