Study of the efficiency of permeable floors: analysis of permeability and mechanical properties

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.003.0032

Keywords:

Self-draining concrete, Resistance, Applicability

Abstract

In recent times, cities have experienced rapid growth that often occurs without proper planning, resulting in improper land occupation and causing several socio-environmental problems, including floods. Technologies have been developed to minimize these impacts due to soil waterproofing, as is the case with the permeable concrete pavement, which presents a solution to help urban drainage systems. It becomes necessary to check the efficiency of this material based on studies on its physical characteristics and conditions of application. In Brazil, although there is already a standard that specifies the characteristics required for the use of permeable concrete, there is still no in-depth study on the dosage of materials that makes the concrete pieces meet the requirements. Therefore, the following proposal aimed to test different recipe for the manufacture of permeable concrete and verify their characteristics in relation to the mechanical resistance and permeability. Control variables were established: 2 variations of coarse aggregate (mixture between sizes 9.5mm and 19mm, and only 19mm), and 3 variations of fine aggregate percentage (0%, 5% and 10%). To carry out the study, cylindrical and prismatic samples were made, which were tested according to specific NBRs. From the results obtained, it was found that the line with the best mechanical resistance was line 1, molded with the mixture between gravel 0 and 1, and presenting only 5% of the fine aggregate calculated in its composition; however, even obtaining the best results, the minimum value of axial compression resistance has not been reached. Traces 1 and 3 (both with sand in the trace) were the most suitable for use on urban sidewalks, indoor floors, squares, uncovered sports courts, bike lanes and even light vehicle parking due to good permeability, but they have not been yet considered suitable for use in flooring released for vehicular traffic.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Ingridy Lacerda Diniz, Universidade Federal da Paraíba

Atualmente é doutoranda em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, com ênfase na análise de Sistemas de Gerência de Pavimentos e Infraestruturas. Pós-graduanda em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Educamais (Unimais). Mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba (2021). Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual da Paraíba (2018), com atuação em projetos de iniciação científica (PIBIC) nas áreas de pavimentação, materiais de construção e recursos hídricos, e projetos de extensão (PROBEX) nas áreas de patologia, ergonomia e segurança do trabalho, além de capacitações de graduandos e estudantes da rede pública municipal de ensino. Membro do Grupo de Pesquisa Curimataú Eficiente - CNPq/UEPB, com pesquisas na área de desenvolvimento de materiais/sistemas sustentáveis e recursos hídricos. Possui experiência na gestão executiva da empresa Pilares Consultoria Júnior de Engenharia Civil atuando como Diretora de Marketing (2017) e Diretora de Projetos e Qualidades (2018)

Alan Barbosa Cavalcanti, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em Engenharia Civil (2012.2) pela Universidade Federal de Campina Grande. Mestre em Engenharia Civil e Ambiental (2013) pela Universidade Federal de Campina Grande. Graduado em Computação (2010.2) pela Universidade Estadual da Paraíba. Foi professor temporário do curso de Computação da Universidade Estadual da Paraíba. Trabalhou no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da JBR Engenharia com projetos de pavimentação e desenvolvimento de softwares. Atualmente é professor efetivo Mestre-A-T40 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - CCTS (Campus VIII - Araruna/PB). Linhas de pesquisas de Engenharia Civil voltada para Geotecnia, Pavimentação e Topografia. Conhecimento em Linguagem de Programação (Java), Desenvolvimento Mobile (Android), Banco de Dados, Computação Gráfica, Engenharia de Software, Planejamento e Gerência de Projetos e Métodos Numéricos. 

Cinthia Maria de Abreu Claudino, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Engenharia Civil e Ambiental (UFPB), pós-graduanda em Engenharia de Segurança do Trabalho (UNIMAIS) e em Docência do Ensino Superior (UNIAMÉRICA). Atua como analista acadêmico de EAD PL (UNINASSAU). Mestre em Engenharia Civil e Ambiental (UFPB). Engenheira Civil (UEPB), onde participou de projetos de iniciação científica (PIBIC) nas áreas de recursos hídricos e materiais, e projetos de extensão (PROBEX) nas áreas de patologia e segurança do trabalho, também foi membro da Empresa Júnior e do Centro Acadêmico do curso de Engenharia Civil. Possui experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em nos temas de recursos hídricos e segurança do trabalho.

Thiago de Sá Sena, Universidade Federal de Campina Grande

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na área de Geotecnia com ênfase em Geotecnia Ambiental. Membro do Grupo de Geotecnia Ambiental (GGA), em que desenvolve pesquisa relacionada a análise do fluxo de gases na camada de cobertura de solo compactado de aterros sanitários. Pós-Graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho - UNIMAIS. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual da Paraíba (2019), onde foi membro do Centro Acadêmico de Engenharia Civil ocupando a função de Secretário; membro colaborador do Grupo de Pesquisa CURIMATAÚ EFICIENTE, no qual realizava pesquisas nas áreas de recursos hídricos, desenvolvimento sustentável e controle tecnológico em obras. Também foi membro da diretoria executiva da Pilares Consultoria Júnior de Engenharia Civil na função de Assessor de Marketing.

Raquel Ferreira do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Atualmente Mestranda em Engenharia Civil com concentração em Materiais e Processos Construtivos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN - PEC) e Pós-Graduanda em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UNIMAIS e em Docência para Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG - CCTA), com atuação em projetos de iniciação científica na área de materiais cimentícios (concretos e argamassas) com incorporação de resíduos minerais; projeto de extensão na área de gestão ambiental em canteiros de obra (Lean Constrution) e monitoria da disciplina de Cálculo 2. Possui experiência como estagiária de engenharia na área de planejamento, controle de qualidade e produtividade desenvolvida nas construtoras SAM e URBAN (empreendimento In Mare Bessa).

Camila Gonçalves Luz Nunes, Universidade Federal da Paraíba

Aluna de doutorado do programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal da Paraíba, com área de em Engenharia Urbana. Defendeu o mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba, em fevereiro de 2019. A pesquisa desenvolvida no mestrado teve como foco também a área de Engenharia Urbana. É discente no curso de de especialização em Auditoria e Perícia Ambiental, com término previsto em dezembro de 2019. É graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande. Possui trabalhos de iniciação científica desenvolvidos nos anos 2013/2014 (PIVIC), 2014/2015 (PIBIC), 2015/2016 (PIBIC), com pesquisas desenvolvidas na área de pavimentação cuja ênfase foi o estudo de materiais alternativos para adição em misturas asfálticas. Além dessa área de estudo, também desenvolveu pesquisas e artigos na área de estruturas e materiais. Participou como aluna dos seguintes cursos: AUTO CAD (realizado no SENAI e na Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção CCT/UFCG/Área de Expressão Gráfica, ambos no ano 2014); Excel (realizado pela empresa Voitto em 2015) e Eberick (ano 2017). Estagiou nas Construtoras: Soma, localizada na cidade de Picos-PI; Consólid e WB empreendimentos, ambas localizadas na cidade de Campina Grande.

Daniel Costa da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Atualmente é mestrando em Engenharia Civil pela UERJ, com ênfase em Estruturas. Graduado em Engenharia Civil (UEPB), com período sanduíche na University of South Florida - USF. Na UEPB foi membro do Diretório Acadêmico de Engenharia Civil, membro colaborador do grupo de pesquisa Curimataú Eficiente, participante de projetos de extensão e pesquisa e membro da Diretoria Executiva da Pilares Consultoria Júnior de Engenharia Civil na função de Diretor Administrativo Financeiro.

Pedro Henrique dos Santos Pereira, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Engenharia Urbana pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM) - UFPB. Pós-graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho - UNIMAIS e em Docência Para a Educação Profissional e Tecnológica - IFPB. Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2020). Possui curso técnico profissionalizante em Eletrotécnica integrado ao ensino médio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB (2015). Tem interesse em temas relacionados à gerência e manutenção da infraestrutura urbana (pavimento, rede de esgoto, drenagem, abastecimento de água, etc.), materiais alternativos para a pavimentação, sustentabilidade e processos de auxílio à tomada de decisão. 

Lucas Moura Delfino, Universidade Federal da Paraíba

Atualmente é mestrando em Engenharia Civil com ênfase em Estruturas e Materiais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e especialista em Desenvolvimento e Gerenciamento de Projetos em BIM (BIM Manager) pela Faculdade Unyleya. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2019), com atuação em projetos de iniciação científica nas áreas de Estrutura Mista Concreto-Madeira e Argamassas com Agregados Recicláveis, projetos de extensão nas áreas de Patologia Estrutural, Lean Construction, Segurança do Trabalho e Ergonomia e trabalhos de pesquisa envolvendo Durabilidade do Concreto, Estrutura Sanduíche e Bambu. Possui experiência como estagiário de engenharia na área de Qualidade de Serviços Executados no Edifício One Way e na gestão da empresa júnior Pilares Consultoria Júnior de Engenharia Civil como Presidente (2018) e Assessor de Projetos (2017).

Published

2021-01-13

Most read articles by the same author(s)