Viabilidade de incorporação de resíduo de scheelita em argamassa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.003.0035

Palavras-chave:

Resíduo de scheelita, Argamassa alternativa, Materiais alternativos

Resumo

Com o objetivo de conciliar o progresso do setor construtivo com a preservação do meio ambiente, têm-se desenvolvido estudos a fim de minimizar os impactos ambientais causados pela indústria da construção. Assim, o estudo da produção de materiais alternativos constitui-se em uma vertente promissora nesse sentido. Entre os materiais cujas pesquisas tem sido desenvolvidas, encontra-se a argamassa, material amplamente utilizado durante processo construtivo, sendo composto, de forma geral, por aglomerante, agregado miúdo e água. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo seguir a linha de pensamento supracitada, produzindo argamassa alternativa incorporada com resíduo de scheelita, em substituição parcial ao agregado miúdo natural, verificando o seu desempenho através da análise da resistência à compressão simples e da absorção de água. Para tanto, realizou-se a caracterização física dos materiais e em seguida, a dosagem e moldagem dos corpos de prova. Foram moldados 5 corpos de prova para cada composição do traço 1:3 (em volume) e para cada idade de cura (7, 14 e 28 dias). Após a cura dos corpos de prova, realizou-se o ensaio de resistência à compressão simples e absorção de água, para a análise do desempenho da argamassa alternativa. Verificou-se que aos 28 dias as duas composições estudadas (30% e 50%) apresentaram resistências próximas à argamassa de referência e valores de absorção de água um pouco superiores que a mesma. Diante dos resultados obtidos, concluiu-se que há viabilidade de incorporação do resíduo de scheelita na argamassa, o que reflete em uma promissora contribuição para a indústria da construção, dos materiais e para a preservação do meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Ferreira do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Atualmente Mestranda em Engenharia Civil com concentração em Materiais e Processos Construtivos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN - PEC) e Pós-Graduanda em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UNIMAIS e em Docência para Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG - CCTA), com atuação em projetos de iniciação científica na área de materiais cimentícios (concretos e argamassas) com incorporação de resíduos minerais; projeto de extensão na área de gestão ambiental em canteiros de obra (Lean Constrution) e monitoria da disciplina de Cálculo 2. Possui experiência como estagiária de engenharia na área de planejamento, controle de qualidade e produtividade desenvolvida nas construtoras SAM e URBAN (empreendimento In Mare Bessa). 

Suelen Silva Figueiredo Andrade, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (2008), mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande (2011) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande (2015). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Campina Grande. 

Leonardo de Souza Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Engenheiro Civil pelo Instituto Federal da Paraíba - IFPB. Atualmente mestrando no Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil- PEC/UFRN. 

Heberton Linhares Damaceno, Instituto Federal da Paraíba

Possui graduação em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) - Campus Cajazeiras (2019). 

Alice Vitória Serafim Beserra, Instituto Federal da Paraíba

Graduada em Engenharia Civil, pelo Instituto Federal de ciência e tecnologia da Paraíba, campus Cajazeiras. 

Danylo Andrade Lima, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Participou de projetos de pesquisa voltado as áreas de mineração, concreto estrutural e resíduos sólidos entre os anos de 2017 e 2018. 

Diego Paiva Bezerra, Universidade Estadual da Paraíba

Concluiu o Ensino Fundamental na Escola Executivo Colégio e Curso. Concluiu o nível médio no Colégio Estadual de Ensino Fundamental e Médio Augusto de Almeida. Concluiu o curso de Bacharelado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Ocupou o cargo de Assessor Administrativo Financeiro na Pilares Consultoria Júnior de Engenharia Civil. Realiza pesquisas nas áreas de Química Laboratorial, Sustentabilidade, Acessibilidades Construtivas e Estruturas, em que desenvolve estudos sobre materiais construtivos alternativos e patologias em edificações. Atualmente é Pós Granduando em Gerenciamento de Obras e Master BIM pela Faculdades Integrada de Patos - Pós FIP.

Cinthia Maria Abreu Claudino, Universidade Estadual da Paraíba

Doutoranda em Engenharia Civil e Ambiental (UFPB), pós-graduanda em Engenharia de Segurança do Trabalho (UNIMAIS) e em Docência do Ensino Superior (UNIAMÉRICA). Atua como analista acadêmico de EAD PL (UNINASSAU). Mestre em Engenharia Civil e Ambiental (UFPB). Engenheira Civil (UEPB), onde participou de projetos de iniciação científica (PIBIC) nas áreas de recursos hídricos e materiais, e projetos de extensão (PROBEX) nas áreas de patologia e segurança do trabalho, também foi membro da Empresa Júnior e do Centro Acadêmico do curso de Engenharia Civil. Possui experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em nos temas de recursos hídricos e segurança do trabalho.

José Lucas Pessoa de Oliveira, Instituto Federal da Paraíba

Possui graduação em Ciências e Tecnologia (2015) e em Engenharia Civil (2017) pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Pós-Graduação MBA em Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações na Instituição de Graduação e Pós-Graduação (IPOG). 

Downloads

Publicado

2021-01-13

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)