Estudo da eficiência de pavimentos permeáveis: análise da permeabilidade e das propriedades mecânicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.003.0032

Palavras-chave:

Concreto autodrenante, Resistência, Aplicabilidade

Resumo

Nos últimos tempos, as cidades têm apresentado crescimento acelerado que muitas vezes ocorre sem um planejamento adequado, resultando na ocupação inadequada do solo e provocando diversos problemas socioambientais, dentre eles as enchentes. Tecnologias têm sido desenvolvidas para minimizar tais impactos devido a impermeabilização do solo, como é o caso do pavimento permeável de concreto, que apresenta uma solução no auxílio dos sistemas de drenagem urbana. Torna-se necessário verificar a eficiência desse material baseado nos estudos sobre suas características físicas e nas suas condições de aplicação. No Brasil, embora já exista uma norma que especifique as características exigidas para a utilização desse pavimento, ainda não há um estudo aprofundado sobre a dosagem que permite que as peças de concreto cumpram as imposições. Diante disso, a seguinte proposta objetivou testar diferentes traços para confecção de um concreto permeável e verificar suas características quanto à resistência mecânica e à permeabilidade. Foram estabelecidas como variáveis de controle: 2 variações de granulometria de brita (a mistura entre os tamanhos 9,5mm e 19mm, e apenas a 19mm) e 3 variações de porcentagem de agregado miúdo (0%, 5% e 10%). Para realização do estudo foram confeccionados corpos de prova cilíndricos e prismáticos, que foram ensaiados conforme NBR’s específicas. A partir dos resultados obtidos constatou-se que o traço com melhor resistência mecânica foi o traço 1, moldado com a mistura entre as britas 0 e 1, apresentando apenas 5% do agregado miúdo calculado em sua composição; porém, mesmo obtendo os melhores resultados, o valor mínimo de resistência a compressão axial não foi atingido. Quanto a permeabilidade, todos os traços apresentaram bons resultados. Os traços 1 e 3 (ambos com areia na composição) se apresentaram como os mais adequados para utilização em passeios urbanos, pisos internos, praças, quadras poliesportivas descobertas, ciclovias e até mesmo estacionamentos de veículos leves devido a boa permeabilidade, mas ainda não foram considerados aptos para utilização em pavimentos liberados ao tráfego de veículos.

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Biografia do Autor

Maria Ingridy Lacerda Diniz, Universidade Federal da Paraíba

Atualmente é doutoranda em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, com ênfase na análise de Sistemas de Gerência de Pavimentos e Infraestruturas. Pós-graduanda em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Educamais (Unimais). Mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba (2021). Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual da Paraíba (2018), com atuação em projetos de iniciação científica (PIBIC) nas áreas de pavimentação, materiais de construção e recursos hídricos, e projetos de extensão (PROBEX) nas áreas de patologia, ergonomia e segurança do trabalho, além de capacitações de graduandos e estudantes da rede pública municipal de ensino. Membro do Grupo de Pesquisa Curimataú Eficiente - CNPq/UEPB, com pesquisas na área de desenvolvimento de materiais/sistemas sustentáveis e recursos hídricos. Possui experiência na gestão executiva da empresa Pilares Consultoria Júnior de Engenharia Civil atuando como Diretora de Marketing (2017) e Diretora de Projetos e Qualidades (2018)

Alan Barbosa Cavalcanti, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em Engenharia Civil (2012.2) pela Universidade Federal de Campina Grande. Mestre em Engenharia Civil e Ambiental (2013) pela Universidade Federal de Campina Grande. Graduado em Computação (2010.2) pela Universidade Estadual da Paraíba. Foi professor temporário do curso de Computação da Universidade Estadual da Paraíba. Trabalhou no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da JBR Engenharia com projetos de pavimentação e desenvolvimento de softwares. Atualmente é professor efetivo Mestre-A-T40 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - CCTS (Campus VIII - Araruna/PB). Linhas de pesquisas de Engenharia Civil voltada para Geotecnia, Pavimentação e Topografia. Conhecimento em Linguagem de Programação (Java), Desenvolvimento Mobile (Android), Banco de Dados, Computação Gráfica, Engenharia de Software, Planejamento e Gerência de Projetos e Métodos Numéricos. 

Cinthia Maria de Abreu Claudino, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Engenharia Civil e Ambiental (UFPB), pós-graduanda em Engenharia de Segurança do Trabalho (UNIMAIS) e em Docência do Ensino Superior (UNIAMÉRICA). Atua como analista acadêmico de EAD PL (UNINASSAU). Mestre em Engenharia Civil e Ambiental (UFPB). Engenheira Civil (UEPB), onde participou de projetos de iniciação científica (PIBIC) nas áreas de recursos hídricos e materiais, e projetos de extensão (PROBEX) nas áreas de patologia e segurança do trabalho, também foi membro da Empresa Júnior e do Centro Acadêmico do curso de Engenharia Civil. Possui experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em nos temas de recursos hídricos e segurança do trabalho.

Thiago de Sá Sena, Universidade Federal de Campina Grande

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na área de Geotecnia com ênfase em Geotecnia Ambiental. Membro do Grupo de Geotecnia Ambiental (GGA), em que desenvolve pesquisa relacionada a análise do fluxo de gases na camada de cobertura de solo compactado de aterros sanitários. Pós-Graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho - UNIMAIS. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual da Paraíba (2019), onde foi membro do Centro Acadêmico de Engenharia Civil ocupando a função de Secretário; membro colaborador do Grupo de Pesquisa CURIMATAÚ EFICIENTE, no qual realizava pesquisas nas áreas de recursos hídricos, desenvolvimento sustentável e controle tecnológico em obras. Também foi membro da diretoria executiva da Pilares Consultoria Júnior de Engenharia Civil na função de Assessor de Marketing.

Raquel Ferreira do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Atualmente Mestranda em Engenharia Civil com concentração em Materiais e Processos Construtivos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN - PEC) e Pós-Graduanda em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UNIMAIS e em Docência para Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG - CCTA), com atuação em projetos de iniciação científica na área de materiais cimentícios (concretos e argamassas) com incorporação de resíduos minerais; projeto de extensão na área de gestão ambiental em canteiros de obra (Lean Constrution) e monitoria da disciplina de Cálculo 2. Possui experiência como estagiária de engenharia na área de planejamento, controle de qualidade e produtividade desenvolvida nas construtoras SAM e URBAN (empreendimento In Mare Bessa).

Camila Gonçalves Luz Nunes, Universidade Federal da Paraíba

Aluna de doutorado do programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal da Paraíba, com área de em Engenharia Urbana. Defendeu o mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba, em fevereiro de 2019. A pesquisa desenvolvida no mestrado teve como foco também a área de Engenharia Urbana. É discente no curso de de especialização em Auditoria e Perícia Ambiental, com término previsto em dezembro de 2019. É graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande. Possui trabalhos de iniciação científica desenvolvidos nos anos 2013/2014 (PIVIC), 2014/2015 (PIBIC), 2015/2016 (PIBIC), com pesquisas desenvolvidas na área de pavimentação cuja ênfase foi o estudo de materiais alternativos para adição em misturas asfálticas. Além dessa área de estudo, também desenvolveu pesquisas e artigos na área de estruturas e materiais. Participou como aluna dos seguintes cursos: AUTO CAD (realizado no SENAI e na Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção CCT/UFCG/Área de Expressão Gráfica, ambos no ano 2014); Excel (realizado pela empresa Voitto em 2015) e Eberick (ano 2017). Estagiou nas Construtoras: Soma, localizada na cidade de Picos-PI; Consólid e WB empreendimentos, ambas localizadas na cidade de Campina Grande.

Daniel Costa da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Atualmente é mestrando em Engenharia Civil pela UERJ, com ênfase em Estruturas. Graduado em Engenharia Civil (UEPB), com período sanduíche na University of South Florida - USF. Na UEPB foi membro do Diretório Acadêmico de Engenharia Civil, membro colaborador do grupo de pesquisa Curimataú Eficiente, participante de projetos de extensão e pesquisa e membro da Diretoria Executiva da Pilares Consultoria Júnior de Engenharia Civil na função de Diretor Administrativo Financeiro.

Pedro Henrique dos Santos Pereira, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Engenharia Urbana pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM) - UFPB. Pós-graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho - UNIMAIS e em Docência Para a Educação Profissional e Tecnológica - IFPB. Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2020). Possui curso técnico profissionalizante em Eletrotécnica integrado ao ensino médio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB (2015). Tem interesse em temas relacionados à gerência e manutenção da infraestrutura urbana (pavimento, rede de esgoto, drenagem, abastecimento de água, etc.), materiais alternativos para a pavimentação, sustentabilidade e processos de auxílio à tomada de decisão. 

Lucas Moura Delfino, Universidade Federal da Paraíba

Atualmente é mestrando em Engenharia Civil com ênfase em Estruturas e Materiais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e especialista em Desenvolvimento e Gerenciamento de Projetos em BIM (BIM Manager) pela Faculdade Unyleya. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2019), com atuação em projetos de iniciação científica nas áreas de Estrutura Mista Concreto-Madeira e Argamassas com Agregados Recicláveis, projetos de extensão nas áreas de Patologia Estrutural, Lean Construction, Segurança do Trabalho e Ergonomia e trabalhos de pesquisa envolvendo Durabilidade do Concreto, Estrutura Sanduíche e Bambu. Possui experiência como estagiário de engenharia na área de Qualidade de Serviços Executados no Edifício One Way e na gestão da empresa júnior Pilares Consultoria Júnior de Engenharia Civil como Presidente (2018) e Assessor de Projetos (2017).

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Publicado

2021-01-13

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