Uso de geotecnologias integradas a um sistema de Informações Geográficas (SIG) na análise da situação ambiental da região do parque estadual do Jabre/PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.006.0013

Palavras-chave:

Geotecnologia, Sensoriamento remoto, Uso e ocupação do solo

Resumo

O crescimento populacional e as atividades antrópicas sem planejamento têm causado significativas perdas socioambientais no mundo todo, sendo tema frequente em muitas regiões brasileiras. O Parque Estadual do Jabre está inserido nos municípios paraibanos de Maturéia e Mãe D’água e apresenta fatores socioambientais característicos, além de elementos ambientais comuns a região semiárida, no entanto, é uma área que requer atenção especial no desenvolvimento de ações que visem preservar e mitigar os inúmeros problemas presentes. Este estudo objetiva identificar características altimétricas da região por meio de Geotecnologias, utilizando ferramentas como arquivos shapefile e Modelos Digitais de Elevação (MDE), além de analisar a alteração do uso do solo nos municípios de Maturéia e Mãe D’água nos últimos 30 anos através de imagens dos satélites Landsat 4-5 e Sentinel 2. As questões metodológicas foram integradas em ambiente de Sistema de Informações Geográficas (SIG) com apoio de dados Navigation Satellite System (GNSS) para uma identificação mais precisa dos elementos do meio. Os resultados mostraram que a área de estudos apresenta elementos topográficos que favorecem processos erosivos, bem como eventos relacionados à vulnerabilidade social, também se visualizou a alteração do uso e ocupação do solo ao logo dos últimos 30 anos. Além disso, os resultados permitiram a disponibilidade de dados ambientais que poderão ser utilizados como suporte no planejamento e gestão territorial. Este estudou demonstrou ainda, que as abordagens metodológicas baseadas no uso de Geotecnologias podem subsidiar o gerenciamento local e reduzir os gastos públicos com situações emergenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla Gomes Barbosa, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande (2018), com experiência na área de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento. Participou do Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (PIVIC) e foi bolsista CNPq do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Foi monitora da disciplina de Hidraúlica Aplicada. Mestrado em andamento, em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba, pelo Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA), na linha de pesquisa, Qualidade de Sistemas Ambientais. Integra o grupo de pesquisa em sistemas de indicadores de sustentabilidade urbana, rural e ambiental. 

Alan Barbosa Cavalcanti, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em Engenharia Civil (2012.2) pela Universidade Federal de Campina Grande. Mestre em Engenharia Civil e Ambiental (2013) pela Universidade Federal de Campina Grande. Graduado em Computação (2010.2) pela Universidade Estadual da Paraíba. Foi professor temporário do curso de Computação da Universidade Estadual da Paraíba. Trabalhou no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da JBR Engenharia com projetos de pavimentação e desenvolvimento de softwares. Atualmente é professor efetivo Mestre-A-T40 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - CCTS (Campus VIII - Araruna/PB). Linhas de pesquisas de Engenharia Civil voltada para Geotecnia, Pavimentação e Topografia. Conhecimento em Linguagem de Programação (Java), Desenvolvimento Mobile (Android), Banco de Dados, Computação Gráfica, Engenharia de Software, Planejamento e Gerência de Projetos e Métodos Numéricos.

João Hugo Baracuy da Cunha Campos, Universidade Estadual da Paraíba

é bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2004), licenciado em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2007), possui mestrado em Meteorologia, com área de concentração em Agrometeorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2006), doutorado em Recursos Naturais, com área de concentração em Modelagem de Processos Ambientais pela Universidade Federal de Campina Grande (2010), e Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2016). Tem experiência nas áreas de agrometeorologia, climatologia estatística, recursos hídricos, matemática aplicada e estatística aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem agrometeorológica, pegada hídrica e métodos estatísticos. Professor do curso de Licenciatura em Física, no Campus VIII da Universidade Estadual da Paraíba. 

Clarissa Maria Ramalho de Sá Rocha, Universidade Federal de Campina Grande

Bacharel em Administração pelo Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento (2006) e mestrado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2014). Atualmente é estudante do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Tem experiência nas áreas de Administração de Recursos Humanos, Pegada Hídrica e Desenvolvimento Sustentável.

Madson Tavares Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2008). Mestre em Meteorologia, com área de concentração em Agrometeorologia e Micrometeorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). Doutor em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2014). Atualmente é Professor Adjunto Nível II da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), lotado na Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas (UACA). Professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Meteorologia (PPGMET) e Recursos Naturais (PPGRN) da UFCG. Líder do Grupo de Pesquisas em Geotecnologias e modelagem de risco ambiental. Tem experiência na área de Meteorologia e Meio Ambiente, com ênfase em Agrometeorologia, Climatologia, Estatística Descritiva e Multivariada, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (QGIS), atuando principalmente nos seguintes temas: séries temporais, modelagem agrometeorológica e hidrológica (SWAT), mudanças climáticas, zoneamento de risco climático, consumo hídrico de culturas e sensoriamento remoto aplicado à agricultura e clima urbano.

Igor Souza Ogata, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba(2011), especialização em Gestão e Auditoria Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba(2018), mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande(2014) e curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Eletroeletrêonica pela SENAI - Departamento Regional da Paraíba(2007). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual da Paraíba e Pesquisador da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Engenharia Sanitária. Atuando principalmente nos seguintes temas:Índice de Pobreza Hídrica, Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba, Desenvolvimento de Indicadores e Índices, Índices de Sustentabilidade para Bacias Hidrográfi. 

Leonardo Medeiros da Costa, Universidade Estadual da Paraíba

Doutorando em Engenharia Civil, subárea Estruturas. Possui Mestrado em Estruturas pela Universidade Federal de Pernambuco (2013), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e atualmente é Professor da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Engenharia Civil (Projeto e Execução), com ênfase em Estruturas de Aço e Concreto Armado, atuando principalmente nos seguintes temas: programa experimental, análise termo-estrutural, patologia e incêndio.

Alice Oliveira Justo, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda em Engenharia Civil pela Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente é monitor de Mecânica dos Solos I

Gilmara Rayanne da Silva Chagas, Universidade Estatual da Paraíba

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba(2015). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil.

Downloads

Publicado

2019-11-05

Edição

Seção

Geodésia, Cartografia e Sensoriamento Remoto

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)