Variabilidade temporal da cobertura da mata seca (caatinga) no estado do Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.008.0011Palavras-chave:
Uso e cobertura da terra, Análise temporal, MapBiomas, Caatinga, Nordeste do BrasilResumo
O objetivo deste trabalho foi compreender a dinâmica temporal do uso e ocupação do solo nas microrregiões do estado do Rio Grande do Norte no período de 1985 a 2018.A metodologia tomou por base a aplicação do teste de homogeneidade, para verificar a tendência de agrupamento das microrregiões quanto aos padrões homogêneos de ganho ou perda da cobertura florestal. Os dados anuais de cobertura e uso da terra foram obtidos do Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo do Brasil (MapBiomas), para as análises foram escolhidos o tipo de cobertura associada a Formação Savânica (Caatinga) e dos 167 municípios selecionou-se 19 microrregiões, utilizou-se séries temporais anuais da cobertura florestal, para que se pudesse verificar a variabilidade temporal da cobertura e tendência de perda da cobertura florestal do tipo Caatinga. Os resultados mostraram que o bioma Caatinga ao longo dos anos, sofreram alterações durante o período estudado, evidenciando uma variabilidade na cobertura florestal com significativa redução da cobertura florestal e alto grau de alteração de sua paisagem. É notável o decréscimo da cobertura florestal original. Assim, podemos inferir que este decréscimo está associado aos avanços das ações antrópicas, assim como agricultura e pecuária. Porém algumas microrregiões se destacaram em relação à variabilidade da cobertura florestal, com perdas de cobertura significativas se comparada a outras. Foram elas: Mossoró, Médio Oeste, Borborema Potiguar e Pau dos Ferros.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.