Vulnerabilidade ambiental em estuários tropicais e desafios de gestão: uma análise bibliométrica sistemática
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.012.0015Palavras-chave:
Gestão Integrada, Mudanças Climáticas, Revisão bibliográficaResumo
Dentre as feições ambientais existentes no mundo, os estuários tropicais são ambientes que apresentam grande vulnerabilidade ambiental devido à sua localização geográfica, às pressões antrópicas e às mudanças do clima. Pela sua importância, o artigo analisa bibliometricamente as produções científicas sobre a vulnerabilidade ambiental de regiões estuarinas tropicais, identificando os principais estudos e os atuais desafios existentes para a gestão integrada desses ambientes. Para tanto, foi realizada uma Revisão Bibliográfica Sistemática no banco de dados do Web of Science e SCOPUS, e posterior análise de suas variáveis. A pesquisa resultou em 110 artigos sobre a temática que, mesmo sendo abordada desde 1995, obteve mais expressividade a partir de 2018, quando investigações constataram a susceptibilidade dos ambientes estuarinos pelas diversas e desafiadoras problemáticas ambientais. Os artigos registraram as principais localidades de estudo em estuários da Austrália, Estados Unidos, Índia e Brasil. Dentre os desafios existentes para o gerenciamento dessas localidades, estão: a complexidade da elaboração e da execução de uma gestão integrada dessas regiões; a falta de aprofundamento do conhecimento científico relacionado às consequências das mudanças do clima, do aumento do nível do mar e dos fluxos de intrusão salina; a necessidade de maior detalhamento das causas de vulnerabilidades dos ambientes estuarinos; a influência da pressão antrópica, com o uso e ocupação indevidos da terra, ocasionando impactos associados à erosão costeira, ao aumento de poluentes em corpos d'água; a necessidade de aplicação de práticas, políticas e estratégias para a diminuição da vulnerabilidade; o alcance de justiça social aos atores das regiões vulneráveis; dentre outros. Desse modo, a realização do estudo bibliométrico se tornou fundamental para analisar o desenvolvimento de estudos relacionados à vulnerabilidade ambiental em estuários tropicais, cuja abordagem da temática é crescente devido à eminente preocupação relacionada ao clima nas últimas décadas e suas interferências nas regiões costeiras.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.