Estimativa do consumo de água no processo produtivo de indústria frigorífica de bovinos em Ji-Paraná/Rondônia
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0022Palavras-chave:
Demanda de água em processos industriais, Quantificação de água, Uso e gestão de água, Abate de animais, MatadourosResumo
O consumo de água em indústrias frigoríficas é elevado em função das práticas de higiene exigidas pelas autoridades sanitárias para a manutenção da qualidade dos produtos gerados nesses estabelecimentos. Estimar o consumo de água neste setor industrial permite o conhecimento das características da indústria e, consequentemente, a implantação de medidas de uso racional de água. O objetivo do estudo realizado foi estimar o consumo de água no processo produtivo de um frigorífico de bovinos, com abate médio de 550 cabeças/dia, localizado no estado de Rondônia, na região Norte do Brasil. Da mesma maneira, as fontes de abastecimento de água da indústria foram identificadas. O processo produtivo industrial foi descrito, bem como foram apresentados e quantificados os pontos de consumo de água dos setores que o compõem. O consumo de água foi estimado para os principais setores do processo produtivo, sendo realizada de maneira diferenciada para os setores providos e desprovidos de hidrômetros. Para os primeiros setores do processo produtivo (Abate, Bucharia, Triparia e Miúdos), realizou-se a estimativa do consumo de água por meio de dados sistematizados de leitura dos hidrômetros presentes nos setores referidos, analisando-os estatisticamente. Para os segundos setores (Transporte, Curral, Desossa, Expedição-Embarque de Congelados, Expedição-Embarque de Carne com Osso, Subprodutos e Expedição de Couro), a estimativa foi realizada por meio da quantificação de equipamentos que demandam água, como mangueiras e chuveiros, bem como outras características que influenciam no consumo de água nos setores em questão. O consumo de água total estimado para o processo produtivo do frigorífico foi de 14.253,34 m3/mês. O maior consumo de água ocorreu no Curral e o menor no setor Expedição de Couro. O consumo de água estimado por bovino abatido foi de 996,74 L/boi. Os resultados obtidos pretendem servir como referência e também como subsídio para a gestão racional e estratégica da água para indústrias frigoríficas localizadas na região Norte, assim como em outras regiões brasileiras.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.