Plano da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré: análise da adaptação frente às mudanças climáticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.009.0023

Palavras-chave:

Gestão integrada de recursos hídricos, Adaptação às mudanças climáticas, Planejamento ambiental, Legislação ambiental

Resumo

Reflexões sobre as mudanças climáticas estão se tornando cada vez mais frequentes e complexas. A interferência deste fenômeno nos recursos hídricos afeta as esferas ambientais, sociais e econômicas, acarretando prejuízos progressivos à sociedade. Desse modo, a formulação de políticas públicas, que considerem as mudanças climáticas, é imprescindível à gestão hídrica. Sendo assim, a pesquisa analisou os aspectos que devem ser considerados na gestão integrada dos recursos hídricos para incorporar medidas de adaptação frente às mudanças climáticas, a partir da análise do Plano da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré. Para tanto, foram realizadas análises documentais do plano com vigência de 2016-2027, além das Deliberações do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré 08/2020 e 10/2021. Ainda que a metodologia de elaboração do plano descreve cenários que contemplam as mudanças climáticas, os documentos analisados não estabelecem ações para adaptação às suas consequências. Em contrapartida, foram verificadas ações com potencial de serem aproveitadas para esse fim, tais como programas de recuperação de florestas, monitoramento hidrológico, revitalização de rios e matas ciliares, capacitação de gestores, dentre outras. Com isso, conclui-se que o plano investigado não possui ações específicas para a adequação às mudanças climáticas, mas pode ser ajustado a partir de deliberações e termos de referências que exijam a incorporação das consequências das mudanças climáticas na execução das ações e projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Marcon, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (EESC/USP), Mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento pelo Programa de Pós-Graduação de Engenharia Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (EESC/USP), com especialização Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Logatti e Doutora em Ciências Ambientais pelo Programa de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos (PPGCam/UFSCar). 

Regina Célia Macedo do Nascimento, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Ciências Ambientais - UFSCar; Mestre em Biodiversidade e Conservação - UFRPE/UAST; Especialista em Pericia e Auditoria Ambiental - FAFIRE; Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Integrante dos grupos de pesquisa "NEPECEA - Núcleo de Ensino, pesquisa e extensão em Ciências Biológicas e Educação Ambiental" da UFRPE e "SUSTENTA - Sustentabilidade e Gestão Ambiental" da UFSCar. Atuou como docente no ensino superior, orientação de alunos e formulação de projetos. Apresenta experiência na área ambiental, com ênfase em Gestão de Ambientes Costeiros, Qualidade da Água, Indicadores Ambientais, Ecossistema Manguezal e Práticas ambientais.

Maria Cecilia Pereira, Universidade Federal de São Carlos

Bióloga formada pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP ? Campus Jaboticabal e Mestra em Biociências pelo Instituto Biociências, Letras e Ciências Exatas, UNESP ? Campus São José do Rio Preto. Atualmente é doutoranda no programa de pós-graduação em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de São Carlos, com ênfase em gestão sustentável de recursos hídricos. 

Monise Terra Cerezini, Universidade Federal de São Carlos

Pós-doutoranda pela Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutora em Ciências Ambientais e Especialista em Gestão Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Participa dos grupos de Pesquisa AquaGeo Ambiente Legal: água, geodireito, geoética, geoparque, educação e legislação ambiental, da Unicamp, e Diagnóstico e Gestão Ambiental, da Universidade de Brasília (UnB). Atua como docente, pesquisadora e consultora junto à órgãos públicos, institutos de pesquisa e organizações não governamentais, nas áreas de gestão ambiental, gestão integrada de recursos hídricos, segurança hídrica, educação ambiental, avaliação de políticas públicas e indicadores de sustentabilidade.

Vinicius Perez Dictoro, Universidade de São Paulo

Pós-Doutorando pela Escola de Engenharia de São Carlos - EESC da Universidade de São Paulo - USP. Possui Pós-Doutorado, realizado no Centro de Síntese USP Cidades Globais no Instituto de Estudos Avançados - IEA da Universidade de São Paulo - USP, na área de sustentabilidade e ensino de ciências ambientais. Doutor e Mestre em Ciências Ambientais pelo programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, formado no curso de graduação Bacharelado em Gestão e Análise Ambiental na UFSCar. Membro da rede WATERLAT-GOBACIT, rede inter e transdisciplinar de ensino, pesquisa e intervenção nos campos da política e da gestão da água. Participa do grupo de Pesquisa SUSTENTA (sustentabilidade e gestão ambiental), da instituição UFSCar, e desenvolve pesquisa nas linhas: Sustentabilidade; Educação e Comunicação Ambiental; Sociedade e Ambiente; Percepção Ambiental; e Gestão da Água.

Frederico Yuri Hanai, Universidade Federal de São Carlos

É docente do Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) do campus São Carlos-SP, no Curso de Bacharelado em Gestão e Análise Ambiental e nos Cursos de Mestrado e de Doutorado (credenciado como orientador permanente) no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da UFSCar. Possui pós-doutorado pelo Instituto de Ciências e Tecnologias Ambientais da Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha (ICTA/UAB) e pós-doutorado pelo Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais (CRHEA) da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP), é Doutor em Ciências da Engenharia Ambiental, Mestre em Hidráulica e Saneamento, Especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos, Engenheiro pela Universidade de São Paulo (EESC/USP) e Especialista em Ecoturismo, Educação e Interpretação Ambiental pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atua no ensino de graduação e pós-graduação, em projetos de extensão universitária e desenvolve pesquisas científicas nas áreas de Gestão da Água, Gestão de Bacias Hidrográficas, Sensibilização e Comunicação Ambiental, Sustentabilidade, Turismo e Desenvolvimento Local. Participa do Grupo de Pesquisa SUSTENTA (Sustentabilidade e Gestão Ambiental), no qual é líder e do Grupo de Pesquisa GEOTUR (Geografia, Espaço e Turismo). 

Downloads

Publicado

2023-01-08

Edição

Seção

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais