Seasonal variability of water quality parameters in an urban tropical estuary (Northeast Brazil)
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.009.0022Palavras-chave:
Bacias hidrográficas, Ações antropogênicas, Qualidade ambiental, Variáveis ambientaisResumo
Os estuários tropicais que atravessam áreas urbanas são altamente vulneráveis a ações antrópicas, principalmente quanto à eutrofização devido ao excesso de nutrientes de efluentes domésticos, urbanos e industriais. O presente estudo avaliou a variabilidade interanual dos parâmetros físico-químicos [salinidade, pH, turbidez, temperatura, oxigênio dissolvido, Demanda Biológica de Oxigênio - DBO, nitrogênio amoniacal total (NH3 + NH4+) - TAN, fósforo total (dissolvido + particulado) - T-P e true color] no estuário do rio Capibaribe (nordeste do Brasil) ao longo de nove anos em um local a montante (subúrbios da cidade) e um local a jusante (centro) representando o alto e médio estuário, respectivamente. As variáveis ambientais diferiram significativamente (p < 0,05), principalmente entre estações (seca e chuvosa) e locais de amostragem, bem como entre as interações estação x local. Altas concentrações de TAN (1,51 ± 2,54 mg L-¹) e TP (0,45 ± 0,32 mg L-¹) foram registradas no estuário. Essas concentrações, combinadas com altas temperaturas da água (> 25 oC), contribuíram para cenários de hipóxia e/ou anóxia (23% das amostras < 2 mg L-1) que prejudicam gravemente a conservação da vida aquática e até mesmo o valor da paisagem urbana . A análise das tendências temporais e espaciais na variabilidade dos parâmetros de qualidade da água é de grande importância para os processos de tomada de decisão mais críticos quanto ao planejamento urbano, medidas de conservação da água dentro e ao redor do estuário e para a recuperação e manutenção de seus serviços ecológicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.