Vulnerabilidade ambiental em estuários tropicais e desafios de gestão: uma análise bibliométrica sistemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.012.0015

Palabras clave:

Gestão Integrada, Mudanças Climáticas, Revisão bibliográfica

Resumen

Dentre as feições ambientais existentes no mundo, os estuários tropicais são ambientes que apresentam grande vulnerabilidade ambiental devido à sua localização geográfica, às pressões antrópicas e às mudanças do clima. Pela sua importância, o artigo analisa bibliometricamente as produções científicas sobre a vulnerabilidade ambiental de regiões estuarinas tropicais, identificando os principais estudos e os atuais desafios existentes para a gestão integrada desses ambientes. Para tanto, foi realizada uma Revisão Bibliográfica Sistemática no banco de dados do Web of Science e SCOPUS, e posterior análise de suas variáveis. A pesquisa resultou em 110 artigos sobre a temática que, mesmo sendo abordada desde 1995, obteve mais expressividade a partir de 2018, quando investigações constataram a susceptibilidade dos ambientes estuarinos pelas diversas e desafiadoras problemáticas ambientais. Os artigos registraram as principais localidades de estudo em estuários da Austrália, Estados Unidos, Índia e Brasil. Dentre os desafios existentes para o gerenciamento dessas localidades, estão: a complexidade da elaboração e da execução de uma gestão integrada dessas regiões; a falta de aprofundamento do conhecimento científico relacionado às consequências das mudanças do clima, do aumento do nível do mar e dos fluxos de intrusão salina; a necessidade de maior detalhamento das causas de vulnerabilidades dos ambientes estuarinos; a influência da pressão antrópica, com o uso e ocupação indevidos da terra, ocasionando impactos associados à erosão costeira, ao aumento de poluentes em corpos d'água; a necessidade de aplicação de práticas, políticas e estratégias para a diminuição da vulnerabilidade; o alcance de justiça social aos atores das regiões vulneráveis; dentre outros. Desse modo, a realização do estudo bibliométrico se tornou fundamental para analisar o desenvolvimento de estudos relacionados à vulnerabilidade ambiental em estuários tropicais, cuja abordagem da temática é crescente devido à eminente preocupação relacionada ao clima nas últimas décadas e suas interferências nas regiões costeiras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Regina Célia Macedo do Nascimento, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Ciências Ambientais - UFSCar; Mestre em Biodiversidade e Conservação - UFRPE/UAST; Especialista em Pericia e Auditoria Ambiental - FAFIRE; Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Integrante dos grupos de pesquisa "NEPECEA - Núcleo de Ensino, pesquisa e extensão em Ciências Biológicas e Educação Ambiental" da UFRPE e "SUSTENTA - Sustentabilidade e Gestão Ambiental" da UFSCar. Atuou como docente no ensino superior, orientação de alunos e formulação de projetos. Apresenta experiência na área ambiental, com ênfase em Gestão de Ambientes Costeiros, Vulnerabilidade Ambiental, Indicadores Ambientais, Ecossistema Manguezal e Práticas ambientais.

Frederico Yuri Hanai, Universidade Federal de São Carlos

É docente do Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) do campus São Carlos-SP, no Curso de Bacharelado em Gestão e Análise Ambiental e nos Cursos de Mestrado e de Doutorado (credenciado como orientador permanente) no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da UFSCar. Possui pós-doutorado pelo Instituto de Ciências e Tecnologias Ambientais da Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha (ICTA/UAB) e pós-doutorado pelo Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais (CRHEA) da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP), é Doutor em Ciências da Engenharia Ambiental, Mestre em Hidráulica e Saneamento, Especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos, Engenheiro pela Universidade de São Paulo (EESC/USP) e Especialista em Ecoturismo, Educação e Interpretação Ambiental pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atua no ensino de graduação e pós-graduação, em projetos de extensão universitária e desenvolve pesquisas científicas nas áreas de Gestão da Água, Gestão de Bacias Hidrográficas, Sensibilização e Comunicação Ambiental, Sustentabilidade, Turismo e Desenvolvimento Local. Participa do Grupo de Pesquisa SUSTENTA (Sustentabilidade e Gestão Ambiental), no qual é líder e do Grupo de Pesquisa GEOTUR (Geografia, Espaço e Turismo).

Publicado

2023-01-08

Número

Sección

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais