Aplicação das ferramentas de geoprocessamento na análise da ocupação do solo e sua interação com a qualidade da água por métodos estatísticos da sub bacia Suaçuí Grande, MG
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0023Palavras-chave:
Correlação, Escoamento superficial, Degradação ambiental, Recursos hídricosResumo
Nos últimos anos as atividades que contemplam o uso e manejo do solo vêm ganhando destaque frente a sua influência direta na qualidade das águas de uma bacia hidrográfica. A análise espacial de Bacias Hidrográficas compreende o entendimento do sistema físico desde a entrada e saída do volume de água. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo estudar a relação entre a ocupação no solo e sua interação com a qualidade da água do manancial durante o período de 2009 a 2019, nas estações de monitoramento RD049, RD085, RD086, RD087, RD088 e RD089, através da análise estatística das séries temporais dos parâmetros de qualidade da água e do uso e ocupação da área da sub bacia Hidrográfica do Rio Suaçuí Grande (MG). Os métodos estatísticos multivariados ofereceram a possibilidade de relacionar os aspectos mais significativos. As estações monitoradas correspondem a áreas com variabilidade de classes de uso e ocupação do solo e ao longo dos anos foi possível observar um comportamento padrão entre algumas variáveis. Os principais parâmetros responsáveis pela degradação da qualidade da água foram os coliformes termotolerantes, sólidos total, turbidez, fósforo e mercúrio. A correlação cruzada mostrou-se eficiente nas análises, exibindo a relação existente entre os parâmetros e os usos e ocupação do solo. Embora a correlação não tenha sido forte, as características da área de estudo são propensas à erosão do solo e em função da região apresentar uma grande ocupação por pastagens identificou-se a necessidade de um plano de manejo que atuem em tais áreas com ações que minimizem os processos erosivos e conserve as regiões de vegetação nativa ainda expressiva na bacia estudada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.