Hemerobia e índice de qualidade da água na bacia do rio Piracicaba (MG)
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.008.0015Palavras-chave:
Alteração da paisagem, Turbidez, Coliformes termotolerantes.Resumo
Os recursos hídricos podem sofrer grandes impactos devido às transformações antrópicas, que ocasionam alterações na qualidade e quantidade de água em uma bacia hidrográfica. Ferramentas que avaliam o grau de alteração da paisagem, como a definição dos graus de hemerobia, atreladas a dados de qualidade da água podem subsidiar ações de planejamento e gestão de uma bacia. Assim, o objetivo deste artigo é avaliar o grau de hemerobia da bacia do rio Piracicaba - MG e suas relações com o Índice de Qualidade da Água (IQA). Foram elaborados o mapa de uso e cobertura do solo, a classificação da área quanto aos graus de hemerobia, o cálculo do Índice de Qualidade da Água e o levantamento dos dados trimestrais dos parâmetros utilizados no cálculo do IQA para o ano de 2020. Os resultados indicam o predomínio dos graus mínimo (43%) e médio (32%) de hemerobia na bacia, com graus muito alto (2,7%) e máximo (1,2%) pontuais, concentrados na região do Vale do Aço e no município de Itabira. O IQA variou de bom a médio, com valores de 76 a 56. Dentre os parâmetros utilizados no cálculo do IQA, os coliformes termotolerantes e a turbidez foram os que apresentam valores expressivos acima do permitido pela legislação. Os resultados indicam influência das áreas de hemerobia média, ocupadas por pastagens, agricultura e áreas não vegetadas, sobre os altos teores de turbidez na bacia; e a influência das áreas de hemerobia muito alta, representada por infraestrutura urbana, nos altos teores de coliformes termotolerantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.