Aplicação das ferramentas de geoprocessamento na análise da ocupação do solo e sua interação com a qualidade da água por métodos estatísticos da sub bacia Suaçuí Grande, MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0023

Palavras-chave:

Correlação, Escoamento superficial, Degradação ambiental, Recursos hídricos

Resumo

Nos últimos anos as atividades que contemplam o uso e manejo do solo vêm ganhando destaque frente a sua influência direta na qualidade das águas de uma bacia hidrográfica. A análise espacial de Bacias Hidrográficas compreende o entendimento do sistema físico desde a entrada e saída do volume de água. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo estudar a relação entre a ocupação no solo e sua interação com a qualidade da água do manancial durante o período de 2009 a 2019, nas estações de monitoramento RD049, RD085, RD086, RD087, RD088 e RD089, através da análise estatística das séries temporais dos parâmetros de qualidade da água e do uso e ocupação da área da sub bacia Hidrográfica do Rio Suaçuí Grande (MG). Os métodos estatísticos multivariados ofereceram a possibilidade de relacionar os aspectos mais significativos. As estações monitoradas correspondem a áreas com variabilidade de classes de uso e ocupação do solo e ao longo dos anos foi possível observar um comportamento padrão entre algumas variáveis. Os principais parâmetros responsáveis pela degradação da qualidade da água foram os coliformes termotolerantes, sólidos total, turbidez, fósforo e mercúrio. A correlação cruzada mostrou-se eficiente nas análises, exibindo a relação existente entre os parâmetros e os usos e ocupação do solo. Embora a correlação não tenha sido forte, as características da área de estudo são propensas à erosão do solo e em função da região apresentar uma grande ocupação por pastagens identificou-se a necessidade de um plano de manejo que atuem em tais áreas com ações que minimizem os processos erosivos e conserve as regiões de vegetação nativa ainda expressiva na bacia estudada.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Carla Dias dos Santos, Universidade Federal de Itajubá

Graduanda em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, campus Itabira, interesse nas áreas de saneamento, geoprocessamento e recuperação de áreas degradadas. 

Flávia da Silva Cordeiro, Universidade Federal de Itajubá

Professora da Universidade Federal de Itajubá (Campus Itabira). Doutoranda em Modelagem Matemática e Computacional no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais(2014). Possui mestrado em Modelagem Matemática e Computacional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais(2014), especialização em Matemática Pura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005).

Eliane Maria Vieira, Universidade Federal de Itajubá

Possui graduação em Engenharia de Agrimensura pela Universidade Federal de Viçosa (2003), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Itajubá. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, bacia hidrográfica, SIG, qualidade da água e modelagem hidrossedimentológica por meio do SWAT.

Downloads

Publicado

2021-08-22