Aplicação das ferramentas de geoprocessamento na análise da ocupação do solo e sua interação com a qualidade da água por métodos estatísticos da sub bacia Suaçuí Grande, MG
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0023Palabras clave:
Correlação, Escoamento superficial, Degradação ambiental, Recursos hídricosResumen
Nos últimos anos as atividades que contemplam o uso e manejo do solo vêm ganhando destaque frente a sua influência direta na qualidade das águas de uma bacia hidrográfica. A análise espacial de Bacias Hidrográficas compreende o entendimento do sistema físico desde a entrada e saída do volume de água. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo estudar a relação entre a ocupação no solo e sua interação com a qualidade da água do manancial durante o período de 2009 a 2019, nas estações de monitoramento RD049, RD085, RD086, RD087, RD088 e RD089, através da análise estatística das séries temporais dos parâmetros de qualidade da água e do uso e ocupação da área da sub bacia Hidrográfica do Rio Suaçuí Grande (MG). Os métodos estatísticos multivariados ofereceram a possibilidade de relacionar os aspectos mais significativos. As estações monitoradas correspondem a áreas com variabilidade de classes de uso e ocupação do solo e ao longo dos anos foi possível observar um comportamento padrão entre algumas variáveis. Os principais parâmetros responsáveis pela degradação da qualidade da água foram os coliformes termotolerantes, sólidos total, turbidez, fósforo e mercúrio. A correlação cruzada mostrou-se eficiente nas análises, exibindo a relação existente entre os parâmetros e os usos e ocupação do solo. Embora a correlação não tenha sido forte, as características da área de estudo são propensas à erosão do solo e em função da região apresentar uma grande ocupação por pastagens identificou-se a necessidade de um plano de manejo que atuem em tais áreas com ações que minimizem os processos erosivos e conserve as regiões de vegetação nativa ainda expressiva na bacia estudada.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Iberoamericana de Ciencias Ambientales
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.