Geoambientes e fragilidade ambiental da bacia hidrográfica do córrego São Silvestre, Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.008.0014Palavras-chave:
Unidades geoambientais, Erosão dos solos, Indicador ambientalResumo
Geoambientes são compartimentos geográficos cuja extensão territorial apresenta homogeneidade com relação a determinados fatores ambientais de interesse e, associados ao uso de indicadores, podem auxiliar na gestão eficaz de uma bacia hidrográfica. Assim, o objetivo do trabalho foi caracterizar e mapear as unidades geoambientais da bacia hidrográfica do córrego São Silvestre/MG e avaliar a fragilidade ambiental potencial da bacia. Para a identificação dos geoambientes foram elaborados mapas de geologia, pedologia e geomorfologia, cuja interseção permitiu a compartimentação de unidades geoambientais homogêneas. Para a definição do grau de fragilidade potencial foram avaliadas as condições pedológicas, de declividade e de erosividade da chuva na área da bacia, que permitiram avaliar a fragilidade natural da bacia à perda de solo por erosão. A compartimentação em geoambientes permitiu identificar cinco unidades geoambientais, que apresentam características geológicas e pedo-geomorfológicas similares. O grau de fragilidade potencial foi considerado baixo e médio na bacia, com predominância da classe média (mais de 70% dos geoambientes). Ressalta-se que o indicador fragilidade potencial baixa a média representa menores chances de perda de solo por erosão de forma natural, o que reduz os riscos de carreamento e deposição de sedimentos e as respectivas alterações na qualidade e quantidade de água na bacia. Para manter a fragilidade baixa e melhorar a fragilidade média recomenda-se o manejo adequado do solo, o emprego de práticas de conservação de solo e água e o uso e ocupação do solo de forma ambientalmente sustentável.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.